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Título: Jogos didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de história
Título(s) alternativo(s): Didactic games: a path towards inclusive education in the history curriculum component
Autor(es): Ferreira, Anny Estherffany da Silva
Orientador(es): Araújo, Monica Dias de
Palavras-chave: Ensino de história;Teaching History;Inclusão escolar;School inclusion;Ludicidade;Playfulness;Jogos educativos;Educational games
Data do documento: 24-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema “Jogos didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de História”. O mesmo tem como objetivo geral analise da importância do jogos na perspectiva do ensino da História. E os objetivos específicos são: identificar de que forma o lúdico contribuiu no processo de ensino e de aprendizagem do estudante; destacar as principais contribuições dos jogos no processo de inclusão de pessoas com deficiência; estudar as contribuições da utilização dos jogos como recurso didático pedagógico educativo e inclusivo no ensino de História. Para a elaboração do referencial teórico, realizou-se a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa onde buscou-se fundamentar em leituras de livros e artigos que abordam o tema apresentado. E para a análise dos dados foi desenvolvido a pesquisa de forma qualitativa e sob o enfoque descritivo, visando desenvolver uma interpretação das obras utilizadas sobre a construção e atuação da inclusão no processo de aprendizagem da disciplina de História por meio de atividades lúdicas. Como principais resultados destaca-se os jogos utilizados de maneira de maneira correta pode contribuir com o processo de inclusão escolar do estudante com deficiência. Assim, para se elaborar o embasamento teórico, utilizou-se obras dos seguintes autores: Arnais (2012), Brasil (1988), Ministerio da educação e do Desporto (1998), Busigni (2013), Carmo (2015), Dos Santos Silva (2022), Galego (2009), Duk (2006), Giacomoni (2018), Glat (2013), Huizinga (1990) e Kishimoto (1990).
Abstract: This Course Completion Work (TCC) addresses the topic “Didactic games: a path to inclusive education in the History curricular component”. Its general objective is to analyze the importance of games from the perspective of teaching History. And the specific objectives are: to identify how play contributed to the student's teaching and learning process; highlight the main contributions of games in the process of inclusion of people with disabilities; study the contributions of using games as an educational and inclusive teaching resource in History teaching. To prepare the theoretical framework, bibliographical research and qualitative analysis were carried out, which sought to be based on readings of books and articles that address the topic presented. And for data analysis, the research was developed qualitatively and under a descriptive approach, aiming to develop an interpretation of the works used on the construction and performance of inclusion in the learning process of the History subject through playful activities. The main results include that games used correctly can contribute to the process of school inclusion for students with disabilities. Thus, to develop the theoretical basis, works by the following authors were used: Arnais (2012), Brasil (1988), Ministerio da Educação e do Desporto (1998), Busigni (2013), Carmo (2015), Dos Santos Silva (2022), Galego (2009), Duk (2006), Giacomoni (2018), Glat (2013), Huizinga (1990) and Kishimoto (1990).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5661
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