DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5661
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorFerreira, Anny Estherffany da Silva-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-24T15:33:10Z-
dc.date.issued2024-02-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5661-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) addresses the topic “Didactic games: a path to inclusive education in the History curricular component”. Its general objective is to analyze the importance of games from the perspective of teaching History. And the specific objectives are: to identify how play contributed to the student's teaching and learning process; highlight the main contributions of games in the process of inclusion of people with disabilities; study the contributions of using games as an educational and inclusive teaching resource in History teaching. To prepare the theoretical framework, bibliographical research and qualitative analysis were carried out, which sought to be based on readings of books and articles that address the topic presented. And for data analysis, the research was developed qualitatively and under a descriptive approach, aiming to develop an interpretation of the works used on the construction and performance of inclusion in the learning process of the History subject through playful activities. The main results include that games used correctly can contribute to the process of school inclusion for students with disabilities. Thus, to develop the theoretical basis, works by the following authors were used: Arnais (2012), Brasil (1988), Ministerio da Educação e do Desporto (1998), Busigni (2013), Carmo (2015), Dos Santos Silva (2022), Galego (2009), Duk (2006), Giacomoni (2018), Glat (2013), Huizinga (1990) and Kishimoto (1990).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleJogos didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de históriapt_BR
dc.title.alternativeDidactic games: a path towards inclusive education in the history curriculum componentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-24T15:33:10Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Monica Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5538217836402363pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Monica Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5538217836402363pt_BR
dc.contributor.referee2Lorenset, Odimar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6432048892178138pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Thereza Dávila Maria Fernandes de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema “Jogos didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de História”. O mesmo tem como objetivo geral analise da importância do jogos na perspectiva do ensino da História. E os objetivos específicos são: identificar de que forma o lúdico contribuiu no processo de ensino e de aprendizagem do estudante; destacar as principais contribuições dos jogos no processo de inclusão de pessoas com deficiência; estudar as contribuições da utilização dos jogos como recurso didático pedagógico educativo e inclusivo no ensino de História. Para a elaboração do referencial teórico, realizou-se a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa onde buscou-se fundamentar em leituras de livros e artigos que abordam o tema apresentado. E para a análise dos dados foi desenvolvido a pesquisa de forma qualitativa e sob o enfoque descritivo, visando desenvolver uma interpretação das obras utilizadas sobre a construção e atuação da inclusão no processo de aprendizagem da disciplina de História por meio de atividades lúdicas. Como principais resultados destaca-se os jogos utilizados de maneira de maneira correta pode contribuir com o processo de inclusão escolar do estudante com deficiência. Assim, para se elaborar o embasamento teórico, utilizou-se obras dos seguintes autores: Arnais (2012), Brasil (1988), Ministerio da educação e do Desporto (1998), Busigni (2013), Carmo (2015), Dos Santos Silva (2022), Galego (2009), Duk (2006), Giacomoni (2018), Glat (2013), Huizinga (1990) e Kishimoto (1990).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Jogos Didáticos um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de história.pdf843,97 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.