DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5654
Titel: A inclusão digital de alunos da educação de jovens e adultos intervenção pedagógica em uma escola na cidade de Coari-AM
Sonstige Titel: Digital inclusion of youth and adult education students pedagogical intervention in a school in the city of Coari-AM
Autor(en): Freitas, Izabel Cavalcante de
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Genarde Macedo
Stichwörter: Inclusão Digital;Educação;Jovens e Adultos
Erscheinungsdatum: 2-Feb-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute sobre a inclusão digital na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o quanto esse assunto está se tornando cada vez mais importante no âmbito educacional. A falta de acesso e familiaridade com as tecnologias digitais é um desafio significativo para os alunos da EJA, pois muitos deles já enfrentam lacunas em sua alfabetização e conhecimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A ausência de recursos tecnológicos nas salas de aula da EJA é uma preocupação, pois a utilização de tecnologias educacionais pode ser uma estratégia eficaz para promover a inclusão digital e aprimorar o ensino em diversas disciplinas. Desta forma, o objetivo da pesquisa é investigar como a inclusão digital pode ajudar os alunos em suas tarefas cotidianas e escolares. Para isso, se faz necessário identificar as necessidades e desafios dos alunos em relação ao uso das tecnologias digitais, criar oficinas práticas para capacitá-los e avaliar como a introdução da tecnologia afeta o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, a metodologia adotada é de viés qualitativo, que utiliza a técnica de pesquisa-ação para promover o uso das tecnologias digitais entre os alunos da EJA. Os resultados revelaram uma percepção positiva por parte dos estudantes sobre o potencial da tecnologia para melhorar suas atividades cotidianas e escolares. Apesar dos desafios, essas ferramentas foram reconhecidas como aliadas importantes para aprimorar a aprendizagem. Havendo um entendimento relacionado aos componentes físicos e digitais dos computadores, práticas de segurança digital e o uso de dispositivos tecnológicos. A pesquisa ressalta a importância fundamental da educação digital para alunos em processo de aprendizagem, ao reconhecer as conquistas e desafios, espera-se que este estudo inspire ações futuras, incentivando a inclusão digital como uma ferramenta fundamental para alunos da EJA, permitindo-lhes a inclusão social em uma sociedade imersa em novas tecnologias.
Zusammenfassung: This study discusses digital inclusion in the Youth and Adult Education (EJA) modality, emphasizing how this subject is becoming increasingly important in the educational field. The lack of access and familiarity with digital technologies is a significant challenge for EJA students, as many of them already face gaps in their literacy and knowledge of Digital Information and Communication Technologies (DIT). The absence of technological resources in EJA classrooms is a concern, as the use of educational technologies can be an effective strategy to promote digital inclusion and improve teaching in various subjects. Therefore, the objective of the research is to investigate how digital inclusion can help students in their daily and school tasks. To achieve this, it is necessary to identify students' needs and challenges in relation to the use of digital technologies, create practical workshops to train them and evaluate how the introduction of technology affects the teaching-learning process. In this context, the methodology adopted has a qualitative bias, which uses the action research technique to promote the use of digital technologies among EJA students. The results revealed a positive perception on the part of students about the potential of technology to improve their daily and school activities. Despite the challenges, these tools were recognized as important allies to improve learning. Having an understanding related to the physical and digital components of computers, digital security practices and the use of technological devices. The research highlights the fundamental importance of digital education for students in the learning process, by recognizing achievements and challenges, it is hoped that this study will inspire future actions, encouraging digital inclusion as a fundamental tool for EJA students, allowing them to social inclusion in a society immersed in new technologies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5654
Enthalten in den Sammlungen:NESCO- Núcleo de Ensino Superior de Coari



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.