DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Isaias de Brito-
dc.date.available2024-02-10-
dc.date.available2024-04-23T15:49:34Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5653-
dc.description.abstractDigital security in Youth and Adult Education (YAE) is a topic of increasing relevance in contemporary society, given the wide use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in this context. However, the lack of awareness and vulnerabilities of YAE students in relation to digital security represent significant challenges, with threats such as phishing and social engineering requiring the urgent implementation of preventive and educational strategies. The objective of this research is to contribute to the understanding of methods and applications that allow an improvement in the understanding of data security, enabling the 10th stage YAE student in a state school in the city of Coari/AM, to deal with situations related to crimes virtual and computational environments that may arise in their social or professional environment, emphasizing the importance of raising awareness about digital security in YAE, identifying the risks faced by students and proposing effective prevention measures. To achieve these objectives, a qualitative-quantitative approach was adopted through action research, using questionnaires and debates with YAE students to collect data on their perceptions and experiences in relation to digital security. Data analysis, carried out using descriptive and inferential statistical techniques, provided a comprehensive understanding of the problem in question. The research results highlighted the vulnerability of YAE students in relation to digital security, highlighting the urgency of prevention and awareness strategies. Furthermore, the effectiveness of awareness strategies in reducing digital security risks for these students was identified, thus contributing to the gathering of valuable information that, in addition to offering relevant statistics, will also contribute to the creation of a poster. This aims to raise awareness in a playful way about the dangers that students may face when using some type of technology capable of storing personal information. The image below depicts the outline of the poster. Given these results, it is concluded that the awareness and training of YAE students are fundamental to mitigating digital security risks. The implementation of preventive measures, such as audiovisual and informative materials, is essential to create a safer and more secure digital environment for these students, thus contributing to the promotion of digitally safe and aware education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPhishingpt_BR
dc.subjectEngenharia socialpt_BR
dc.subjectSegurança digitalpt_BR
dc.titleSegurança digital na educação de jovens e adultos: aplicação e métodos de prevençãopt_BR
dc.title.alternativeDigital security in youth and adult education: application and prevention methodspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T15:49:34Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Genival Nunes de-
dc.contributor.referee1Trindade, Genarde Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300673206605986pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lana Siqueira da-
dc.contributor.referee3Libório Filho, João da Mata-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951337510541030pt_BR
dc.description.resumoA segurança digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um tema de crescente relevância na sociedade contemporânea, dada a ampla utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nesse contexto. No entanto, a falta de conscientização e as vulnerabilidades dos discentes da EJA em relação à segurança digital representam desafios significativos, com ameaças como phishing e engenharia social exigindo a implementação urgente de estratégias preventivas e educativas. O objetivo desta pesquisa é Contribuir para a compreensão de métodos e aplicações que permitam um aprimoramento no entendimento sobre segurança de dados, capacitando o estudante da EJA da 10ª etapa em uma escola estadual do município de Coari/AM, a lidar com situações relacionadas a crimes virtuais e computacionais que possam surgir em seu ambiente social ou profissional, enfatizando a importância da conscientização sobre segurança digital na EJA, identificando os riscos enfrentados pelos alunos e propondo medidas eficazes de prevenção. Para atingir tais objetivos, foi adotada uma abordagem quali-quantitativa por meio de pesquisa-ação, utilizando questionários e debates com os discentes da EJA para coletar dados sobre suas percepções e experiências em relação à segurança digital. A análise dos dados, realizada com técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, proporcionou uma compreensão abrangente do problema em questão. Os resultados da pesquisa evidenciaram a vulnerabilidade dos discentes da EJA em relação à segurança digital, ressaltando a urgência de estratégias de prevenção e conscientização. Além disso, a eficácia das estratégias de conscientização na redução dos riscos de segurança digital para esses alunos foi identificada, Contribuindo assim para a reunião de informações valiosas que, além de oferecer estatísticas relevantes, também contribuirão para a criação de um cartaz. Este tem como objetivo conscientizar de forma lúdica sobre os perigos que os discentes podem enfrentar ao utilizar algum tipo de tecnologia capaz de armazenar informações pessoais. A imagem abaixo retrata o esboço do cartaz. Diante desses resultados, conclui-se que a conscientização e a capacitação dos discentes da EJA são fundamentais para mitigar os riscos de segurança digital. A implementação de medidas preventivas, como materiais audiovisuais e informativos, é essencial para criar um ambiente digital mais seguro e protegido para esses alunos, contribuindo assim para a promoção de uma educação digitalmente segura e consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESCO- Núcleo de Ensino Superior de Coari

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Segurança digital na educação de jovens e adultos aplicação e métodos de prevenção.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.