DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Débora Ramos-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-19T16:33:01Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5649-
dc.description.abstractDevelop educational technology about Covid-19, a podcast with guidance for the population. Methodology: It is a methodological, quantitative and validation study. Developed in four stages: 1) gathering requirements through a narrative review of manuals and protocols from the Ministry of Health (MS) and the World Health Organization (WHO); 2) technology construction; 3) content validation with expert judges; 4) semantic validation with the target audience. Judges from the health area were considered, nursing professionals, with experience and level of knowledge on the subject. The target audience participants were selected based on their experience during the Covid-19 pandemic via the chatbot service platform. The form was answered by 13 expert judges and 41 participants from the target audience. The data were evaluated with the Cronbach's Alpha coefficient and the Content Validity Index (CVI) using the Likert Scalept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.titleTecnologia educacional em saúde: construção e validação de um podcast para orientações sobre a Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeEducational health technology: construction and validation of a podcast for guidance on Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T16:33:01Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Elielza Guerreiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807851287574394pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Elielza Guerreiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807851287574394pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentão, Adriany da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129302563302349pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria Luiza Carvalho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0358432191223090pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328111293100028pt_BR
dc.description.resumoDesenvolver uma tecnologia educacional sobre a Covid-19, um podcast com orientações à população. Metodologia: É um estudo metodológico, quantitativo e de validação. Desenvolvido em quatro etapas: 1) levantamento de requisitos por meio da revisão narrativa dos manuais e protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS); 2) construção da tecnologia; 3) validação de conteúdo com juízes-especialistas; 4) validação semântica com o público-alvo. Considerou-se juízes da área da saúde, profissionais da enfermagem, com experiência e grau de conhecimento na temática. Os participantes do público-alvo foram selecionados baseados na experiencia vivenciada durante a pandemia da covid-19 via plataforma de atendimentos por meio do chatbot. O formulário foi respondido por 13 juízes-especialistas e 41 participantes do público-alvo. Os dados foram avaliados com o coeficiente Alfa de Cronbach e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) utilizando a Escala de Likertpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n.º 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Conovaírus. Nota Técnica 29/10/2020 SEI/MS - 0017401088. [cited 2022 Jun. 20]; Available from: https://sei.saude.gov.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=19042052&infra_si. 2. Cavalcante JR, Cardoso-dos-Santos AC, Bremm JM, Lobo A de P, Macário EM, Oliveira WK de, et al.. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2020;29(4):e2020376. [cited 2023 Jun. 22]; Available from: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000400010 3. Brasil. Ministério da Saúde Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – covid-19. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. Acesso em: 25 abr. 2022. [cited 2023 Jun. 22]; Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de- 24 conteudo/publicacoes/svsa/coronavirus/guia -de-vigilancia-epidemiologica-covid-19_2021.pdf/view 4. Bezerra ACV, Silva CEM da, Soares FRG, Silva JAM da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Jun [cited 2022 Nov 9];25(suppl 1):2411–21. Available from: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2411.pdf 5. Curran V, Matthews L, Fleet L, et al. A Review of Digital, Social, and Mobile Technologies in Health Professional Education. J Contin Educ Health Prof. [internet]. 2017 [cited 2022 Jun. 20]; 37(3):195-206. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1097/CEH.0000000000000168 6. Silva AS, de Souza ANM, Lima CLT de A, dos Santos GM, de Medeiros JGG, Lira N de CC. et al. Podcasts: compartilhando informações de saúde para idosos em tempos de COVID-19. Braz. J. Hea. Rev. [Internet]. 2021 Mar. 24 [cited 2023 Jun. 23];4(2):6312-20. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26923 7. Silva JL. Podcast como tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas idosas com diagnóstico de hipertensão arterial. [dissertation]. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 2021. [cited 2022 Jun. 25]; Available from: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/23486/Jakelly%20Louren%c3%a7o%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y. 8. de Melo Silva N. Análise da influência do uso de Podcast na educação e sua contribuição na educação em saúde: uma revisão integrativa [Internet] [Dissertation]. Universidade Federal de Pernambuco; 2018 [cited 2022 Oct 31]. Available from: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27798 9. Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2019. 10. FEHRING, R. J. Methods to validate nursing diagnoses. Heart & Lung, St. Louis, v. 16, n.6, p.625-629, nov. 1987 11. Bernard HR. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanham, MD: AltaMira Press, 2005. 12. Tavakol M. The reliability of assessments: The Bayesian Cronbach's alpha. Med Teach. 2017;39(5):561. doi:10.1080/0142159X.2017.1296121 13. Meliá JL. Construcción de la psicometría como ciência teórica y aplicada. Valencia: Ed. Cristobal Serrano; 1990. 14. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012. 15. Mota A da S, Reis JSC dos, Rocha SL, Oliveira GR de C, Domingues RJ de S. Construction and Validation of podcast as educational technology for preventing Postpartum Hemorrhage. RSD [Internet]. 2021Mar.3 [cited 2023Aug.2];10(3):e3610312913. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12913 16. Cardoso R, Hipólito B, Saldanha R. Guia de uso: criação de podcast como recurso educacional. Recife: Do Autor. 2.ed. 2022 17. Foschini AC, Taddei RR. Conquiste a rede: Podcast. São Paulo: Ebook, 2006. 18. Freire EPA. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Florianópolis: Revista Linhas, v. 16, n. 32,p. 391 –411, set./dez.2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/1984723816322015391 25 19. Strickland BK, Brooke JM, Zischke MT, Lashley MA. Podcasting as a tool to take conservation education online. Ecol Evol. 2021 Mar 23;11(8):3597-3606. [cited 2023Aug.2]; doi: 10.1002/ece3.7353. 20. Campos C de S, Brito AL, Lima KM da CF. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69108 21. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2022;30(spe):e3705. [Access Ago, 04, 2022]; Available in: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705 22. Almeida AFM, Sampaio HAC, Azevedo RM, Muniz MCMC. Criação e validação de podcast educativo “Engolindo Fácil” para idosos sobre Presbifagia. Saõ José dos Pinhais: Contribuciones a Las Ciencias Sociales; v.16, n.7, p.5310-5326, 2023; Disponível em: 10.55905/revconv.16n.7-062 23. Andrade IMPG. A atuação do líder na implantação do programa Fall TIPS Brasil [recurso eletrônico]: uma tecnologia educacional [Dissertação]. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/80956/R%20-%20D%20-%20INGRID%20MARCELA%20PINTO%20GARIBA%20DE%20ANDRADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y 24. Silus A, Fonseca ALC, Jesus DLN. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, 16(2). 2020; e5336-e5336. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5336 25. Alves AG, Cesar FCR, Martins CA, Ribeiro LCM, Oliveira LMAC, Barbosa MA, Moraes KL. Information and communication technology in nursing education. Acta Paul Enferm 2020;33:eAPE20190138. Disponível em: <https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01385> 26. da Silva, JL. Podcast como tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas idosas com diagnóstico de hipertensão arterial. [Dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2021. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/23486/Jakelly%20Louren%c3%a7o%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y> 27. Carvalho SO; Silva GAA; Moura MCS; Santos BKI; Medeiros AMB; Duarte GM; Vasconcelos CDA; Silva GRF (2022) Utilização de podcast para educação em estomaterapia durante a pandemia de Covid-19. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., 20: e1522. https://doi.org/10.30886/estima.v20.1207_PTpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia educacional em saúde - construção e validação de um podcast para orientações sobre a Covid-19.pdf776,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.