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Título: Recomendações para o estudo das ondas geradas por embarcações utilizando o maxsurf resistance
Título(s) alternativo(s): Recommendations for studying waves generated by boats using maxsurf resistance
Autor(es): Soares, Nádia Letícia Do Nascimento
Orientador(es): Hernández Fonte, Jassiel Vladimir
Palavras-chave: Ondas geradas pela embarcação;wave wash;Calado;Região amazônica.;Embarcação do tipo expresso.;Ship-generated waves;Wave wash;Draft,;Speed;Express type vessel
Data do documento: 11-Set-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As embarcações que operam com velocidade de avanço tendem a gerar trens de ondas na superfície da água que se propagam em diversas direções com relação à trajetória da embarcação. A dissipação energética resultante das ondas geradas pelas embarcações pode afetar outras superfícies e causar impactos ambientais, além de impactar a segurança da navegação, principalmente em zonas de águas restritas como canais ou rios. O aumento do fluxo de embarcações nos rios da Amazônia torna o estudo desse problema relevante na região. Dentre as possíveis complicações, pode-se mencionar a erosão das margens dos rios, o que pode afetar o leito do rio e contribuir para o transporte de sedimentos, causando problemas na navegação e às comunidades ribeirinhas. Além disso, os trens de ondas gerados podem interagir com banhistas ou embarcações menores, causando riscos de acidentes. Este trabalho tem como objetivo introduzir o problema dos trens de ondas gerados pelas embarcações, analisando o uso do método do corpo esbelto disponível no software Maxsurf Resistance, para representar a superfície livre da água. Para isto, foi considerado o caso de estudo de uma embarcação comumente utilizada para transporte de passageiros na região amazônica, conhecida como expresso. O uso do método foi introduzido, realizando uma análise dos diversos parâmetros de entrada requeridos. Posteriormente, foi demonstrado o uso do método para verificar os efeitos da variação da velocidade e do calado da embarcação nos trens de ondas gerados. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de fazer análises prévias para selecionar os parâmetros de simulação adequados durante o uso do método do corpo esbelto. O aumento da velocidade de avanço e do calado estão relacionados com o aumento da altura dos trens de ondas gerados. Espera-se que o presente trabalho sirva como base para o uso do método do corpo esbelto na avaliação das ondas geradas por outras embarcações, proporcionando sugestões de uso para utilizá-lo de acordo com seus limites de aplicabilidade.
Abstract: Vessels operating at forward speed tend to generate wave trains on the water surface that propagate in different areas in relation to the vessel's trajectory. The energy dissipation resulting from waves generated by vessels can affect other surfaces and cause environmental impacts, in addition to impacting navigation safety, especially in restricted water areas such as canals or rivers. The increase in the flow of shipments on Amazon rivers makes the study of this problem relevant in the region. Among the possible complications, we can mention the erosion of river banks, which can affect the river bed and contribute to the transport of sediments, causing problems in navigation and riverside communities. Furthermore, the wave trains generated can interact with swimmers or vessels, causing lower risks of accidents. This work aims to introduce the problem of wave trains generated by vessels, analyzing the use of the slender body method available in the Maxsurf Resistance software, to represent the free surface of the water. For this, the case study of a vessel commonly used to transport passengers in the Amazon region, known as an express, was considered. The use of the method was introduced by carrying out an analysis of the various input parameters required. Subsequently, the use of the method was demonstrated to verify the effects of varying speed and boarding draft on generated wave trains. The results obtained demonstrated the need to carry out previous analyzes to select the appropriate simulation parameters when using the slender body method. The increase in forward speed and draft is related to the increase in the height of the wave trains generated. It is expected that the present work will serve as a basis for the use of the slender body method in the evaluation of waves generated by other vessels, offering suggestions for using it according to its applicability limits.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5644
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