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Título: Estudo experimental da velocidade de avanço e das ondas geradas por uma embarcação regional do tipo rabeta
Título(s) alternativo(s): Experimental study of the forward speed and waves generated by a regional tail boat
Autor(es): Bitencourtt, Daniel Silva
Orientador(es): Fontes, Jassiel Vladimir Hernández
Palavras-chave: Amazônia;Efeito das ondas;Embarcação de alta velocidade;Transporte regional ribeirinho;Velocidade de avanço;Amazon;Effect of waves;High speed boat;Riverine regional transport;Forward speed.
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O uso de embarcações de pequeno porte, que podem alcançar altas velocidades, é comum na região amazônica. Porém, a atividade de navegação segura e sustentável com esse tipo de embarcação ainda requer estudos que permitam caracterizar o seu comportamento hidrodinâmico. O presente trabalho visa estudar a velocidade de avanço e os padrões de ondas gerados por uma embarcação regional comum no Estado do Amazonas, conhecida como rabeta, frequentemente utilizada para transporte de percurso curto entre comunidades ribeirinhas. Primeiro, foram realizados levantamentos em campo para documentar alguns exemplos desse tipo de embarcações. Logo, realizou-se um experimento em escala real selecionando uma embarcação representativa como caso de estudo, visando conhecer a velocidade de avanço com potência máxima do motor. Para medir a velocidade, foram utilizados um aplicativo de GPS de celular e técnicas de processamento de imagens aplicadas a vídeos obtidos por um drone. Com esse último foram capturados os padrões de ondas gerados na água. Além do estudo experimental da velocidade, foi implementado o método hidrodinâmico do corpo esbelto para representar o trem de ondas capturado experimentalmente. Os resultados obtidos demonstraram que a embarcação pode alcançar modos de operação definidos por um número de Froude de comprimento em torno a 0,5. Assim, define-se que esse tipo de embarcação pode alcançar altas velocidades, principalmente no regime de operação de semi-deslocamento. Além disso, os resultados obtidos pelo drone demonstraram que o uso desse tipo de embarcações também pode gerar trens de ondas que interagem com os bancos de areia ou vegetação próxima ao percurso. Estudos similares podem ser implementados para conhecer os modos típicos de operação de diversas embarcações regionais.
Abstract: The use of small boats, which can reach high speeds, is common in the Amazon region. Therefore, safe, and sustainable navigation activities with this type of vessel still require studies that allow to characterize their hydrodynamic behavior. This work aims to study the speed of advance and the wave patterns generated by a common regional vessel in the State of Amazonas, known as a rabeta, frequently used for short-distance transportation between riverine communities. First, surveys were carried out in the field to document some examples of these types of vessels. Then, a real-scale experiment was carried out by selecting a representative vessel as a study case, aiming to determine the forward speed with maximum engine power. To measure speed, we used a cell phone GPS application and image processing techniques applied to videos obtained by a drone. With this last, the wave patterns generated in the water by the boat were captured. In addition to the experimental study of speed, a slender body hydrodynamic method was implemented to represent the experimentally captured wave patterns. The results obtained demonstrate that the boat can achieve modes of operation defined by a length Froude number around 0.5. Likewise, it is defined that this type of vessel can reach high speeds, mainly in the semi-displacement operation regime. Furthermore, the results obtained with the drone demonstrate that the use of these types of vessels can also generate wave trains that interact with the sand banks or vegetation next to the boat path. Similar studies can be implemented to understand the typical modes of operation of various regional vessels.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5641
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