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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBitencourtt, Daniel Silva-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T17:45:52Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5641-
dc.description.abstractThe use of small boats, which can reach high speeds, is common in the Amazon region. Therefore, safe, and sustainable navigation activities with this type of vessel still require studies that allow to characterize their hydrodynamic behavior. This work aims to study the speed of advance and the wave patterns generated by a common regional vessel in the State of Amazonas, known as a rabeta, frequently used for short-distance transportation between riverine communities. First, surveys were carried out in the field to document some examples of these types of vessels. Then, a real-scale experiment was carried out by selecting a representative vessel as a study case, aiming to determine the forward speed with maximum engine power. To measure speed, we used a cell phone GPS application and image processing techniques applied to videos obtained by a drone. With this last, the wave patterns generated in the water by the boat were captured. In addition to the experimental study of speed, a slender body hydrodynamic method was implemented to represent the experimentally captured wave patterns. The results obtained demonstrate that the boat can achieve modes of operation defined by a length Froude number around 0.5. Likewise, it is defined that this type of vessel can reach high speeds, mainly in the semi-displacement operation regime. Furthermore, the results obtained with the drone demonstrate that the use of these types of vessels can also generate wave trains that interact with the sand banks or vegetation next to the boat path. Similar studies can be implemented to understand the typical modes of operation of various regional vessels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEfeito das ondaspt_BR
dc.subjectEmbarcação de alta velocidadept_BR
dc.subjectTransporte regional ribeirinhopt_BR
dc.subjectVelocidade de avançopt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.subjectEffect of wavespt_BR
dc.subjectHigh speed boatpt_BR
dc.subjectRiverine regional transportpt_BR
dc.subjectForward speed.pt_BR
dc.titleEstudo experimental da velocidade de avanço e das ondas geradas por uma embarcação regional do tipo rabetapt_BR
dc.title.alternativeExperimental study of the forward speed and waves generated by a regional tail boatpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T17:45:52Z-
dc.creator.ID0315843044079231pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Jassiel Vladimir Hernández-
dc.contributor.advisor1ID9492834415007244pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9492834415007244pt_BR
dc.contributor.referee1Santander, Elvis Jhoarsy Osorio-
dc.contributor.referee1ID8094569898125844pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094569898125844pt_BR
dc.contributor.referee2Barreda del Campo, Eduardo Rafael-
dc.contributor.referee2ID4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee3Hechavarría Pérez, José Ramón-
dc.contributor.referee3ID5332618410837096pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332618410837096pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0315843044079231pt_BR
dc.description.resumoO uso de embarcações de pequeno porte, que podem alcançar altas velocidades, é comum na região amazônica. Porém, a atividade de navegação segura e sustentável com esse tipo de embarcação ainda requer estudos que permitam caracterizar o seu comportamento hidrodinâmico. O presente trabalho visa estudar a velocidade de avanço e os padrões de ondas gerados por uma embarcação regional comum no Estado do Amazonas, conhecida como rabeta, frequentemente utilizada para transporte de percurso curto entre comunidades ribeirinhas. Primeiro, foram realizados levantamentos em campo para documentar alguns exemplos desse tipo de embarcações. Logo, realizou-se um experimento em escala real selecionando uma embarcação representativa como caso de estudo, visando conhecer a velocidade de avanço com potência máxima do motor. Para medir a velocidade, foram utilizados um aplicativo de GPS de celular e técnicas de processamento de imagens aplicadas a vídeos obtidos por um drone. Com esse último foram capturados os padrões de ondas gerados na água. Além do estudo experimental da velocidade, foi implementado o método hidrodinâmico do corpo esbelto para representar o trem de ondas capturado experimentalmente. Os resultados obtidos demonstraram que a embarcação pode alcançar modos de operação definidos por um número de Froude de comprimento em torno a 0,5. Assim, define-se que esse tipo de embarcação pode alcançar altas velocidades, principalmente no regime de operação de semi-deslocamento. Além disso, os resultados obtidos pelo drone demonstraram que o uso desse tipo de embarcações também pode gerar trens de ondas que interagem com os bancos de areia ou vegetação próxima ao percurso. Estudos similares podem ser implementados para conhecer os modos típicos de operação de diversas embarcações regionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAnálise Teórica e Experimental de Estrutura.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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