DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/562
Título: Aula prática como método de ensino em biologia e comprovação estatística da sua eficiência
Título(s) alternativo(s): Practical class as method of teaching in biology and statistical proof of its efficiency
Autor(es): Paiva, Jaiciana dos Santos
Palavras-chave: Aula prática;morfologia floral;ensino de botânica;conhecimento prévio;aprendizagem
Data do documento: 23-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The teaching of botany became for students and teachers a teaching memorizing complicated names. The difficulties in passing on this knowledge are the lack of interaction between theoretical of didactic books taught with illustrations show date and the students' disinterest in learning something that is far removed from their reality. In this context, this work aimed to identify and statistically analyze the benefits of using practical class in the field of botany. The study was conducted with students from six classes of the 3rd year of high school, in 2 which a half received a didactic sequence of two theoretical lessons (T1) while the other received a sequence with a theoretical lesson and a lab class (T2). The methodology was applied on the theme floral morphology and evaluated the students' prior knowledge, the immediate learning and persistent learning. It was observed that most of the students has prior knowledge as a man-centered and utilitarian concept in relation to flower. Investigation of the immediate learning, the hit rates for the two treatments were statistically equal, however, the T1 group had higher concepts memorization index, responding literally equal to the summary passed in class. When analyzing the persistent learning, T2 group had statistically better performance, and also a significantly lower memory index that the T1, which supports the theory that the practice class associated with the lecture as a teaching method in floral morphology, is the best option compared traditional methods that use only theoretical lessons.
Descrição: O ensino de botânica se tornou para alunos e professores um ensino de memorização de nomes complicados. As dificuldades em repassar esse conhecimento estão na falta de interação entre as aulas teóricas de livros didáticos ministrados com ilustrações em data show e o desinteresse dos alunos em aprender algo que está muito distante da sua realidade. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar estatisticamente os benefícios do uso da aula prática na área da botânica. O estudo foi realizado com alunos de seis turmas do 3º ano do ensino médio, na qual uma metade recebeu uma sequência didática de duas aulas teóricas (T1) enquanto a outra recebeu uma sequência com uma aula teórica e uma aula prática (T2). A metodologia foi aplicada sobre o tema morfologia floral e foram avaliados o conhecimento prévio dos alunos, o aprendizado imediato e o aprendizado persistente. Observou-se que a maior parte dos alunos tem, como conhecimento prévio, um conceito antropocêntrico e utilitarista em relação à flor. Quando avaliado o aprendizado imediato, os índices de acertos para os dois tratamentos foram estatisticamente iguais, porém, o grupo T1 apresentou maior índice de memorização de conceitos, respondendo literalmente igual ao resumo repassado em aula. Ao se analisar o aprendizado persistente, o grupo T2 teve desempenho estatisticamente melhor, e também um índice de memorização nitidamente inferior que o T1, o que sustenta a teoria de que a aula prática associada à aula teórica, como método de ensino em morfologia floral, é a melhor opção se comparada metodologias tradicionais que utilizam somente aulas teóricas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/562
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aula prática como método de ensino em biologia e comprovação estatística da sua eficiência.pdf398,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons