DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5616
Título: Liderança em enfermagem: saberes entre discentes de um curso de bacharelado em enfermagem
Título(s) alternativo(s): Nursing leadership: knowledge among students of a bachelor's degree in nursing
Autor(es): Sátiro, Talita da Silva
Orientador(es): Nascimento, Jucimary Almeida do
Palavras-chave: Liderança em enfermagem;Estudantes de enfermagem;Inteligência emocional;emotional intelligence
Data do documento: 26-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A liderança é uma competência constantemente exigida do enfermeiro dentro das esferas assistencial e administrativa, sendo essencial dentro do processo formativo dos acadêmicos de enfermagem. Objetivo: analisar os saberes sobre liderança entre discentes de um curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino superior do norte do país. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada com discentes finalistas do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, nos períodos 2023.1 a 2024.1. A população foi constituída por 96 discentes e após cálculo amostral com intervalos de confiança a 90% e nível de significância assumido de 5%, a amostra final foi de 72 discentes. Foi utilizado um instrumento estilo questionário adaptado para coleta de dados na plataforma Google Forms e utilizada a estatísticas descritiva para análise dos dados. Resultados: O nível de conhecimentos dos discentes finalistas sobre liderança e suas respectivas competências é extremamente positiva frente ao atual cenário latino-brasileiro. Conclusão: A profissionalização dos discentes durante a graduação sobre temáticas voltadas a liderança infere numa formação de enfermeiros mais capacitados a assumirem cargos de liderança dentro dos serviços de saúde
Abstract: Leadership is a skill that is constantly required of nurses in the care and administrative spheres, and is essential in the training process of nursing students. Objective: To analyze the knowledge about leadership among graduate nursing students at a higher education institution in the north of the country. Method: This is a descriptive study with a qualitative-quantitative approach, carried out with final-year graduate nursing students at the Universidade do Estado do Amazonas, from 2023.1 to 2024.1. The population consisted of 96 students and after sample calculation with 90% confidence intervals and an assumed significance level of 5%, the final sample was 71 students. An adapted questionnaire-style instrument was used for data collection on the Google Forms platform and descriptive statistics were used to analyze the data. Results: The final-year students' level of knowledge about leadership and their respective competencies is extremely positive in relation to the current Latin-Brazilian scenario. Conclusion: The professionalization of students during their graduate studies on leadership issues results in nurses who are more qualified to take on leadership roles within health services
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5616
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liderança em enfermagem - saberes entre discentes de um curso de bacharelado em enfermagem.pdf655,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.