DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSátiro, Talita da Silva-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2024-04-11T19:56:29Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5616-
dc.description.abstractLeadership is a skill that is constantly required of nurses in the care and administrative spheres, and is essential in the training process of nursing students. Objective: To analyze the knowledge about leadership among graduate nursing students at a higher education institution in the north of the country. Method: This is a descriptive study with a qualitative-quantitative approach, carried out with final-year graduate nursing students at the Universidade do Estado do Amazonas, from 2023.1 to 2024.1. The population consisted of 96 students and after sample calculation with 90% confidence intervals and an assumed significance level of 5%, the final sample was 71 students. An adapted questionnaire-style instrument was used for data collection on the Google Forms platform and descriptive statistics were used to analyze the data. Results: The final-year students' level of knowledge about leadership and their respective competencies is extremely positive in relation to the current Latin-Brazilian scenario. Conclusion: The professionalization of students during their graduate studies on leadership issues results in nurses who are more qualified to take on leadership roles within health servicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderança em enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectemotional intelligencept_BR
dc.titleLiderança em enfermagem: saberes entre discentes de um curso de bacharelado em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeNursing leadership: knowledge among students of a bachelor's degree in nursingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T19:56:29Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jucimary Almeida do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6930368237205211pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Jucimary Almeida do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6930368237205211pt_BR
dc.contributor.referee2Fachin, Miriam Elenit Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305636653618081pt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Neto, Manoel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3471251113403195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225272829553997pt_BR
dc.description.resumoA liderança é uma competência constantemente exigida do enfermeiro dentro das esferas assistencial e administrativa, sendo essencial dentro do processo formativo dos acadêmicos de enfermagem. Objetivo: analisar os saberes sobre liderança entre discentes de um curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino superior do norte do país. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada com discentes finalistas do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, nos períodos 2023.1 a 2024.1. A população foi constituída por 96 discentes e após cálculo amostral com intervalos de confiança a 90% e nível de significância assumido de 5%, a amostra final foi de 72 discentes. Foi utilizado um instrumento estilo questionário adaptado para coleta de dados na plataforma Google Forms e utilizada a estatísticas descritiva para análise dos dados. Resultados: O nível de conhecimentos dos discentes finalistas sobre liderança e suas respectivas competências é extremamente positiva frente ao atual cenário latino-brasileiro. Conclusão: A profissionalização dos discentes durante a graduação sobre temáticas voltadas a liderança infere numa formação de enfermeiros mais capacitados a assumirem cargos de liderança dentro dos serviços de saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Esper AJF, Cunha CJC de A. Liderança autêntica: uma revisão integrativa. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia. 2015;5(2):60–72. 2. Mondini CC da SD, Cunha ICKO, Trettene A dos S, Fontes CMB, Bachega MI, Cintra FMR. Liderança autêntica entre profissionais de enfermagem: conhecimento e perfil. Rev Bras Enferm. 18 de maio de 2020;73:e20180888. 3. Silva GTR da, Varanda PAG, Santos NVC dos, Silva NSB da, Salles RS, Amestoy SC, et al. Gestão e liderança na percepção de enfermeiros: um caminhar à luz da burocracia profissional. Esc Anna Nery. 25 de outubro de 2021;26:e20210070. 4. Aydogdu ALF. Perceptions of nursing students about leadership: A qualitative study. Nurse Education Today. 1o de setembro de 2023;128:105891. 5. Rengel R, Ensslin SR. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTILOS DE LIDERANÇA: ANÁLISE DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA. Revista Economia & Gestão. 22 de dezembro de 2020;20(57):44–62. 6. Chiavaneto I Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Elsevier, 2003;6(7):97 7. Sousa MBB, Correia PMAR. Estilos de liderança entre docentes universitários: percepção dos alunos do ensino superior português. Revista da FAE [Internet]. 22 de dezembro de 2022 [citado 28 de setembro de 2023];25(1). Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/751 8. Richter G. Antecedents and Consequences of Leadership Styles: Findings From Empirical Research in Multinational Headquarters. Armed Forces & Society. 2018;44(1):72–91. 9. Caveião C, Peres AM, Moura ECC, Montezeli JH, Bernardino E, Haddad M do CL. Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses’ leadership: a cross-sectional study. Brazilian Journal of Development. 10 de julho de 2021;7(7):69806–20. 10. Costa DE, Elias LS. Gerenciamento hospitalar e o impacto nas ações de enfermagem / Hospital management and the impact on nursing actions. Brazilian Journal of Health Review. 16 de novembro de 2021;4(6):25050–60. 11. Nichols LS, Bordelon CJ, Eagerton G. Engaging Nursing Students With Leadership Fables: An Innovative Teaching Strategy. Nurse Educator. agosto de 2020;45(4):177. 12. John MN, Azambuja LMB. O PROCESSO EVOLUTIVO DA LIDERANÇA. Faculdade Sant’Ana em Revista. 23 de dezembro de 2020;4(2):225–36. 13. Oliveira L de, Andrade JC de, Ferreira TDM, Balsanelli AP, Gasparino RC. LIDERANÇA IDEAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Revista Baiana de Enfermagem [Internet]. 26 de abril de 2022 [citado 25 de setembro de 2023];36. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/44829 14. Freitas Júnior JCS, Klein AZ, Fargundes PM. Uma Proposta de Instrumento Quanti-Qualitativo para Autoavaliação de Competências de Liderança. Revista de Administração da Unimep. 9 de dezembro de 2015;13(3):1–27. 15. Panorama do Censo 2022 [Internet]. [citado 3 de fevereiro de 2024]. Panorama do Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ 16. World Health Organization. State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs and leadership [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [citado 3 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/331677 17. Prosen M. Nursing students’ perception of gender-defined roles in nursing: a qualitative descriptive study. BMC Nurs. 4 de maio de 2022;21(1):104. 18. Andina-Díaz E, Ventura-Miranda MI, Quiroga-Sánchez E, Ortega-Galán ÁM, Fernández-Medina IM, Ruiz-Fernández MD. Nursing Students’ Perception about Gender Inequalities Presented on Social Networks: A Qualitative Study. Int J Environ Res Public Health. 20 de janeiro de 2023;20(3):1962. 19. Sasa RI. Male nurse: A concept analysis. Nurs Forum. outubro de 2019;54(4):593–600. 20. Zeb H, Younas A, Rasheed SP, Sundus A. Lived Experiences of Male Nurse Educators: An Interpretive Phenomenological Inquiry. J Prof Nurs. 2020;36(3):134–40. 21. Alves F da C, Puggina ACG. Influência da satisfação acadêmica na comunicação de enfermeiros. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro [Internet]. 23 de julho de 2021 [citado 3 de fevereiro de 2024];11. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4000 22. Santos BMP dos, Gomes AMF, Lourenção LG, Cunha ICKO, Cavalcanti AJC de A, Silva MCN da, et al. Perfil e essencialidade da Enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19. Ciênc saúde coletiva. 23 de outubro de 2023;28:2785–96. 23. Oliveira APC de, Ventura CAA, Silva FV da, Angotti Neto H, Mendes IAC, Souza KV de, et al. O Estado da Enfermagem no Brasil. Rev Latino-Am Enfermagem. 9 de dezembro de 2020;28:e3404. 24. Santos IAR dos, Amestoy SC, Silva GTR da, Backes VMS, Silva CCR da, Conceição MM da, et al. Theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in Nursing in light of Peter Senge. Rev Bras Enferm. 2021;74(4):e20201200. 25. Freitas IR de, Teixeira RM, Costa MM da, Pontes APM de. Liderança em enfermagem no contexto hospitalar: percepção de enfermeiros gestores. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem. 17 de dezembro de 2022;12(40):93–102. 26. Melo GR de, Sanches RS, Fava SMCL, Costa ACB, Assunção MRS, Lima RS. Percepção do estudante de enfermagem sobre aprendizagem de liderança nas situações de emergência hospitalar. Enfermería Actual de Costa Rica. 2020;(39):51–73. 27. Al-Thawabiya A, Singh K, Al-Lenjawi BA, Alomari A. Leadership styles and transformational leadership skills among nurse leaders in Qatar, a cross-sectional study. Nurs Open. junho de 2023;10(6):3440–6. 28. Castillo ALR, Padilla MER, Hernández DG. Self-evaluation and evaluation of nursing leaders’ Leadership Styles. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3393. 29. Gashaye M, Tilahun D, Belay A, Bereka B. Perceived Utilization of Leadership Styles Among Nurses. Risk Manag Healthc Policy. 2023;16:215–24. 30. Usman M, Ghani U, Cheng J, Farid T, Iqbal S. Does Participative Leadership Matters in Employees’ Outcomes During COVID-19? Role of Leader Behavioral Integrity. Front Psychol. 21 de maio de 2021;12:646442. 31. Bannwart I de O, Vieira F da SF. LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS NA ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DO ENFERMEIRO. Revista Universitas da Fanorpi. 28 de outubro de 2022;4(8):115–31. 32. Reime MH, Bell K, Albrigtsen B, Beisland EG. Baccalaureate Nursing Students’ Reflections on Professional Development Within the Nursing Leadership Role When Participating in Student-run Teams: A Qualitative Content Analysis of Student’s Reflection Notes. SAGE Open Nurs. 2022;8:23779608221130604. 33. Moraes MCS de, Dutra GO, Ferreira TDM, Dias FCP, Balsanelli AP, Gasparino RC. Liderança coaching na enfermagem e sua influência na satisfação profissional e segurança do paciente. Rev esc enferm USP. 30 de julho de 2021;55:e03779. 34. Costa DG da, Dall’Agnol CM. Participative leadership in the management process of nightshift nursing. Rev Latino-Am Enfermagem. dezembro de 2011;19(6):1306–13. 35. Aseery M, Mahran S, Felemban O. The Relationship Between Emotional Intelligence and Conflict Management Strategies From the Nurse Managers’ Perspective. Cureus. março de 2023;15(3):e35669pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.