DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5608
Título: Produção de conhecimento sobre o ensino das lutas na educação física escolar após a BNCC: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Production of knowledge about teaching fights in school physical education after the BNCC: an integrative review
Autor(es): Amorim Neto, Victor Hugo Charcha
Orientador(es): Silva, Rafael Oliveira da
Palavras-chave: Artes marciais;Planejamento pedagógico;Educação física escolar;martial arts
Data do documento: 21-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Verificar a produção de conhecimento sobre o ensino das lutas na Educação Física escolar. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa com escalonamento de artigos utilizando como base de dados o Google Acadêmico e Portal Periódicos Capes, trazendo inicialmente o total de 126 artigos, sendo respectivamente 102 e 24 artigos das referidas bases de buscas. Resultados: Foram retomados um total de 8 artigos que foram categorizados em dois eixos de estudo: Perspectiva discente na aprendizagem das lutas e Formação do professor no ensino das lutas; A partir dos estudos selecionados, foi constatado que muitos alunos têm percepções equivocadas sobre as lutas, associando-as predominantemente à violência. Além disso, a formação inicial e continuada dos professores em relação ao ensino das lutas é insuficiente, o que impacta negativamente na abordagem pedagógica desses conteúdos nas escolas. Considerações finais: Torna-se evidente a necessidade de mais pesquisas e estudos sobre o ensino das lutas na Educação Física escolar, visando preencher as lacunas existentes na formação continuada para os professores e a desvinculação das lutas da associação com violência
Abstract: To verify the production of knowledge about teaching fights in school Physical Education. Methodology: An integrative review was carried out with scheduling of articles using Google Scholar and Portal Periódicos Capes as a database, initially bringing a total of 126 articles, with respectively 102 and 24 articles from the from the aforementioned search bases. Results: A total of 8 articles were retrieved, which were categorized into two axes of study: Student perspective on learning fights and Teacher training in teaching fights; From the selected studies, it was found that many students have mistaken perceptions about fights, associating them predominantly with violence. Furthermore, the initial and continuing training of teachers in relation to teaching fights is insufficient, which negatively impacts the pedagogical approach to these contents in schools. Final considerations: The need for more research and studies on the teaching of fights in school Physical Education becomes evident, aiming to fill the existing gaps in continuing training for teachers and the detachment of fights from the association with violence
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5608
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.