DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim Neto, Victor Hugo Charcha-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T15:00:40Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5608-
dc.description.abstractTo verify the production of knowledge about teaching fights in school Physical Education. Methodology: An integrative review was carried out with scheduling of articles using Google Scholar and Portal Periódicos Capes as a database, initially bringing a total of 126 articles, with respectively 102 and 24 articles from the from the aforementioned search bases. Results: A total of 8 articles were retrieved, which were categorized into two axes of study: Student perspective on learning fights and Teacher training in teaching fights; From the selected studies, it was found that many students have mistaken perceptions about fights, associating them predominantly with violence. Furthermore, the initial and continuing training of teachers in relation to teaching fights is insufficient, which negatively impacts the pedagogical approach to these contents in schools. Final considerations: The need for more research and studies on the teaching of fights in school Physical Education becomes evident, aiming to fill the existing gaps in continuing training for teachers and the detachment of fights from the association with violencept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectmartial artspt_BR
dc.titleProdução de conhecimento sobre o ensino das lutas na educação física escolar após a BNCC: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeProduction of knowledge about teaching fights in school physical education after the BNCC: an integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T15:00:40Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Rafael Oliveira da-
dc.contributor.referee1Silva, Rafael Oliveira da-
dc.contributor.referee2Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.contributor.referee3Flores, Patric Paludett-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742209806410309pt_BR
dc.description.resumoVerificar a produção de conhecimento sobre o ensino das lutas na Educação Física escolar. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa com escalonamento de artigos utilizando como base de dados o Google Acadêmico e Portal Periódicos Capes, trazendo inicialmente o total de 126 artigos, sendo respectivamente 102 e 24 artigos das referidas bases de buscas. Resultados: Foram retomados um total de 8 artigos que foram categorizados em dois eixos de estudo: Perspectiva discente na aprendizagem das lutas e Formação do professor no ensino das lutas; A partir dos estudos selecionados, foi constatado que muitos alunos têm percepções equivocadas sobre as lutas, associando-as predominantemente à violência. Além disso, a formação inicial e continuada dos professores em relação ao ensino das lutas é insuficiente, o que impacta negativamente na abordagem pedagógica desses conteúdos nas escolas. Considerações finais: Torna-se evidente a necessidade de mais pesquisas e estudos sobre o ensino das lutas na Educação Física escolar, visando preencher as lacunas existentes na formação continuada para os professores e a desvinculação das lutas da associação com violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAlmeida, M. O., Rufino, L. G. B., Lazzarotti Filho, A., Backes, A. F., & Rodrigues, H. de A. (2022). A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências Do Esporte. https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220076 Amarante, L., & Moreira, J. A. da S. (2019). n. 42 - Políticas curriculares para alfabetização: questões e dilemas a partir da BNCC. Jornal de Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587 Botelho, L. L. R.; Cunha, C. C. de A.; Macedo, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 14 fev. 2024. Boehl, W. R., Lima, L. da S., & Fonseca, D. G. da. (2018). (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, 16(1). https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p69 Broome, M. E. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: Rodgers, B. L.; Castro, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts Acesso em: 14 de fev. 2024 Brandl, C. E. H.; Boelhouwer, C.; Guiosi, K. N. Práticas pedagógicas inovadoras: as lutas como conteúdo da educação física no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 89–98, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p89. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19250. Acesso em: 15 fev. 2024. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 10 fev. 2024. Brasil. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Brasil. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 15 fev. 2024. 21 Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Farias, U. De S.; Maldonado, D. T.; Nogueira, V. A.; Rodrigues, G. M. Luta pelas lutas como prática pedagógica crítica na educação física escolar: sem rounds. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 257–273, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53526. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53526. Acesso em: 15 fev. 2024. Harnisch, G. S., Walter, L. W., Guilherme, S. M. de O., Silva, B. P., Lottermann, A. L. F., & Borella, D. R. (2018). As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, 16(1). https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p179 Hegele, B.; González, F. J.; Borges, R. M. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 99–107, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p99. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18840 Acesso em: 15 fev. 2024.. Lopes, Raphael Gregory Bazílio; Kerr, Tiemi Okimura. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 262-79, 2015. Mariano, E. R.; Pereira, D. S.; Rizzo, D. T. De S.; Souza, S.; Lopes, J. C.; Silva, F. E. L. Da; Costa Filho, V. R. Martial arts and combat sports in School Physical Education: Philosophical-Educational Inteface in the student perpective. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e1810715775, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.15775. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15775. Acesso em: 15 fev. 2024. Matos, J. A. B. De; Hirama, L. K.; Galatti, L. R.; Montagner, P. C. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 117–135, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640658. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640658 Acesso em: 15 fev. 2024. Nascimento, P. R. B. do; Almeida, L. de. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 91–110, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3567. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567 Acesso em: 14 fev. 2024. Santos, M. A. R. dos; Brandão, P. P. S. Lutas e a formação de professores de educação física: reflexos na atuação profissional de docentes da rede municipal de educação de Belém - PA. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 79–87, 2018. https://DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p79. 22 Vasques, D. G.; Mariante Neto, F. P.; Freitas, M. V. de. Ensino de lutas na Educação Física Escolar: Relatos de uma pesquisa-ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023112, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17633 Acesso em: 15 fev. 2024pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.