DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5601
Título: As aulas de Educação Fisíca em uma escola comum de Manaus sob a perspectiva de um acadêmico surdo: narrativas e propostas
Título(s) alternativo(s): Physical Education classes in a common school in Manaus from the perspective of a deaf academic: narratives and proposals
Autor(es): Maia Júnior, Gilberto de Araújo
Orientador(es): Santos, Marcos Roberto dos
Palavras-chave: Narrativa autobiográfica;Acadêmico surdo;Livras;Escola inclusiva;Inclusive school
Data do documento: 21-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As políticas para a educação de surdos têm crescido significativamente no Brasil em todas as áreas do conhecimento. Isso torna necessário que as aulas de Educação Física nas escolas comuns do ensino regular sejam acessíveis e inclusivas para surdos e ouvintes. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as experiências e metodologias utilizadas pelo acadêmico surdo do curso de Educação Física da UEA durante o estágio supervisionado, à luz da pesquisa narrativa autobiográfica, bem como propor atividades adaptadas para a inclusão de alunos surdos e ouvintes na disciplina. Para isso, foi realizada apresentação dos modelos educacionais para surdos na atualidade; levantamento da legislação sobre a educação de alunos surdos no contexto do ensino inclusivo; reflexão sobre as práticas docentes nas aulas de Educação Física no contexto do ensino comum e; discussão de ideias de acessibilidade linguística para surdos nas aulas de Educação Física. Foram utilizados os estudos sobre educação de surdos de Góes (1999), Strobel (2007), Santos (2017) e outros. Além disso, foram utilizados documentos oficiais como legislações sobre Libras e Educação de surdos. Trata-se de uma pesquisa narrativa, de natureza qualitativa e tem como técnica de geração de dados a carta autobiográfica. O referencial teórico-analítico é a Análise de Conteúdo. Os dados apontam para a necessidade da reflexão da práxis pedagógica dos professores surdos e ouvintes para que lancem mão de atividades adaptadas que incluem surdos e ouvintes nas aulas
Abstract: Policies for the education of the deaf have grown significantly in Brazil in all areas of knowledge. This makes it necessary for Physical Education classes in regular schools to be accessible and inclusive for deaf and hearing people. Therefore, this research has the general objective of analyzing the experiences and methodologies used by the deaf academic of the UEA Physical Education course during the supervised internship, in the light of autobiographical narrative research, as well as proposing adapted activities for the inclusion of deaf and hearing students. in discipline. To this end, a presentation of current educational models for the deaf was made; survey of legislation on the education of deaf students in the context of inclusive education; reflection on teaching practices in Physical Education classes in the context of common education and; discussion of linguistic accessibility ideas for deaf people in Physical Education classes. Studies on deaf education by Góes (1999), Strobel (2007), Santos (2017) and others were used. Furthermore, official documents such as legislation on Libras and Deaf Education were used. This is a narrative research, qualitative in nature and its data generation technique is the autobiographical letter. The theoretical-analytical framework is Content Analysis. The data point to the need to reflect on the pedagogical praxis of deaf and hearing teachers so that they can use adapted activities that include deaf and hearing people in classes
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5601
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.