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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia Júnior, Gilberto de Araújo-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T14:58:37Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5601-
dc.description.abstractPolicies for the education of the deaf have grown significantly in Brazil in all areas of knowledge. This makes it necessary for Physical Education classes in regular schools to be accessible and inclusive for deaf and hearing people. Therefore, this research has the general objective of analyzing the experiences and methodologies used by the deaf academic of the UEA Physical Education course during the supervised internship, in the light of autobiographical narrative research, as well as proposing adapted activities for the inclusion of deaf and hearing students. in discipline. To this end, a presentation of current educational models for the deaf was made; survey of legislation on the education of deaf students in the context of inclusive education; reflection on teaching practices in Physical Education classes in the context of common education and; discussion of linguistic accessibility ideas for deaf people in Physical Education classes. Studies on deaf education by Góes (1999), Strobel (2007), Santos (2017) and others were used. Furthermore, official documents such as legislation on Libras and Deaf Education were used. This is a narrative research, qualitative in nature and its data generation technique is the autobiographical letter. The theoretical-analytical framework is Content Analysis. The data point to the need to reflect on the pedagogical praxis of deaf and hearing teachers so that they can use adapted activities that include deaf and hearing people in classespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectAcadêmico surdopt_BR
dc.subjectLivraspt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive schoolpt_BR
dc.titleAs aulas de Educação Fisíca em uma escola comum de Manaus sob a perspectiva de um acadêmico surdo: narrativas e propostaspt_BR
dc.title.alternativePhysical Education classes in a common school in Manaus from the perspective of a deaf academic: narratives and proposalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:58:37Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Roberto dos-
dc.contributor.referee1Santos, Marcos Roberto dos-
dc.contributor.referee2Contreira, Andressa Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455603006697690pt_BR
dc.contributor.referee3Vale, Jackson da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693091053012125pt_BR
dc.description.resumoAs políticas para a educação de surdos têm crescido significativamente no Brasil em todas as áreas do conhecimento. Isso torna necessário que as aulas de Educação Física nas escolas comuns do ensino regular sejam acessíveis e inclusivas para surdos e ouvintes. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as experiências e metodologias utilizadas pelo acadêmico surdo do curso de Educação Física da UEA durante o estágio supervisionado, à luz da pesquisa narrativa autobiográfica, bem como propor atividades adaptadas para a inclusão de alunos surdos e ouvintes na disciplina. Para isso, foi realizada apresentação dos modelos educacionais para surdos na atualidade; levantamento da legislação sobre a educação de alunos surdos no contexto do ensino inclusivo; reflexão sobre as práticas docentes nas aulas de Educação Física no contexto do ensino comum e; discussão de ideias de acessibilidade linguística para surdos nas aulas de Educação Física. Foram utilizados os estudos sobre educação de surdos de Góes (1999), Strobel (2007), Santos (2017) e outros. Além disso, foram utilizados documentos oficiais como legislações sobre Libras e Educação de surdos. Trata-se de uma pesquisa narrativa, de natureza qualitativa e tem como técnica de geração de dados a carta autobiográfica. O referencial teórico-analítico é a Análise de Conteúdo. Os dados apontam para a necessidade da reflexão da práxis pedagógica dos professores surdos e ouvintes para que lancem mão de atividades adaptadas que incluem surdos e ouvintes nas aulaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 22 jan. 2024. BRASIL. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Planalto, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 13 abr. 2021. 27 BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 03 nov. 2023. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024. BRASIL. Lei Nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 01 dez. 2023. BRASIL. Lei Nº 14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 29 ago. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. COSTA, Larissa da. SANTOS, Lara Ferreira dos. Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica. Comunicações, v. 25, n. 3, Piracicaba, 2018. p. 293-320. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/ index.php/comunicacoes/article/view/3769. Acesso em: 15 dez. 2023. FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de línguas de sinais. [reimpressão]. Rio de Janeiro – Tempo Brasileiro: 2010. GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, Surdez e Educação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. GUERRA, Elaine Linhas de. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Ânima Educação, 2014. Disponível em:https://docente.ifsc.edu.br/luciane.oliveira/MaterialDidatico/P%C3%B3s%20Gest%C3% A3o%20Escolar/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20e%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAbli cas/Manual%20de%20Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Acesso em: 10 mar 2023. LODI, Ana Claudia Balieiro; ROSA, André Luís Matiolli; ALMEIDA, Elomena Barboza de. Apropriação daLibras e o constituir-se surdo: a relação professor surdo-alunos surdos em um contexto educacional bilíngue.ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/0cfd4d051631c1ba66ec76d39d537ac8.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023. 28 NOVAES, Edmarcius Carvalho. Surdos: Educação, Direito e Cidadania. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. SANTOS, Marcos Roberto dos. Educação de Surdos: o discurso da inclusão produzido por surdos e ouvintes. Dissertação (mestrado em Letras e Artes) – Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, p. 137, 2017. Disponível em: https://pos.uea.edu.br/data/area/dissertacao/download/27-26.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023. STROBEL, Karin Lilian. Histórias dos Surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas. In: QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis (Orgs.) Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023. VIEIRA, Juliana. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e a escrita de cartas como modo de dizer-ser.Crítica Educativa, v. 06, 2020, p. 01-17. Sorocaba: UDSCar. Disponível em: file:///C:/Users/mrdsantos/Downloads/bnakayama,+Artigofinal+Juliana_486.pdf. Acesso em: 10 mar 2023pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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