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dc.contributor.authorGonçalves, Deuziane Nogueira-
dc.date.available2024-04-01T13:02:03Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Deuziane Nogueira. O ensino de ciências na construção curricular de uma escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé - Amazonas. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5595-
dc.description.abstractThe research aimed to understand the curricular development in Science Teaching in a school in a riversde community in the floodplain region of the municipality of TeféAmazonas. The study was carried out with a qualitative approach through semistructured interviews, participant observation and study of the school’s Pedagogical Policy project.. The subjets are professionals in Basic Education, teachers, administrators, educators, parents and community residents. The theoreticalmethodological references that supported the foundations of Science Teaching were: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2028), Chassot (2010), Cachapuz (2002); about Curriculum: Sacristam (2010), Arroyo (2013), Young (2013); Rural education: Costa (2023), Souza (2006), Vasconcelos; Albarado (2021) among others. Data analysis was mediated by the process of triangulating information from a dialectical perspective. The conceptions of Science Teaching point to the recognition of the importance of this teaching, even in the absence of a contextualized curriculum in relation to local knowledge. In this category of analysis, the need to build a contextualized curriculum that adds cultural issues into the path of possibilities in learning Science Teaching is highlighted. In teaching practice, the inclusion of different contexts in the education of riverside children, values cultural knowledge in pedagogical practices in a contexto f Waters and forests and enables learning contextualized in the movement of floodplains and floods in the daily lives of residents. These moments provide support for the survival of community members. The curriculum is a space of Constant construction, but in this context it requires the expansion of dialogues between the community and school, aiming for reflections that guide the organization of the pedagogical proposal, corroborating the development of students in their place of experience. Therefore, we emphasize the need for Continuing Training for teachers, to work in this universe of challenges and possibilites. Keywords: Science Teaching, Curricular Construction. Riverside school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConstrução curricularpt_BR
dc.subjectEscola ribeirinhapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectRiverside schoolpt_BR
dc.subjectCurricular constructionpt_BR
dc.titleO ensino de ciências na construção curricular de uma escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé - Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeScience teaching in the curriculum of a riverside school in the floodplain region of the municipality of Tefé - Amazonas statept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T13:02:03Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6557133680397018pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento curricular no Ensino de Ciências em uma escola de comunidade ribeirinha da região de várzea do município de Tefé-Amazonas. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa através das entrevistas semiestruturada, observação participante e estudo do projeto Político Pedagógico da escola. Os sujeitos se constituem em profissionais da Educação Básica professores, gestora, pedagogos (as), pais e moradores da comunidade. O referencial teórico-metodológico que embasou os fundamentos sobre o Ensino de Ciências foram: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018), Chassot (2010), Cachapuz (2002); sobre Currículo: Sacristan (2010), Arroyo (2013), Young (2013); Educação do campo: Costa (2011), Souza (2006), Vasconcelos; Albarado (2021) entre outros. A análise dos dados se deu mediada pelo processo de triangulação de informações numa perspectiva dialética. As concepções do Ensino de Ciências apontam para o reconhecimento da importância deste ensino, mesmo diante da ausência de currículo contextualizado na relação com os saberes do local. Nesta categoria de análise salienta-se a necessidade da construção de um currículo contextualizado que agregue as questões culturais no caminho de possibilidades na aprendizagem do Ensino de Ciências. Na pratica docente a inclusão dos diferentes contextos na formação da criança ribeirinha, valoriza os saberes culturais nas práticas pedagógicas num contexto de águas e florestas e possibilita um aprendizado contextualizado no movimento da várzea e da cheia no cotidiano dos moradores. Esses momentos proporcionam suportes para a sobrevivência dos sujeitos da comunidade. O currículo é um espaço de constantes construções, porém neste contexto necessita da ampliação de diálogos entre a comunidade e escola, visando reflexões que direcionem a organização da proposta pedagógica corroborando no desenvolvimento dos estudantes no seu local de vivencias. Portanto, salientamos a necessidade de Formação Continuada aos docentes, para atuarem nesse universo de desafios e possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Construção curricular. Escola ribeirinha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmica em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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