DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5592
Title: Eventos de divulgação científica como espaços não formais de educação em Tefé no Amazonas
Other Titles: Science communication events as non-formal educational spaces in Tefé, Amazonas state
Authors: Imbiriba, Matheus Figueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Luciane Lopes de
Keywords: Ensino de Ciências;Ensino, Aprendizagem;Espaços não formais;Divulgação científica;Science teaching;Teaching learning;Non-formal spaces;Scientific dissemination
Issue Date: 27-Oct-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: IMBIRIBA, Matheus Figueira. Eventos de divulgação científica como espaços não formais de educação em Tefé no Amazonas. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Os espaços não formais de Educação são ambientes propícios para a organização de atividades lúdicas e que estimulam o aprendizado de maneiras distintas. Estes espaços organizam corriqueiramente eventos que visam a Divulgação Científica, uma maneira mais leve de repassar informações científicas a um público mais amplo e sem segregações. Estes eventos oportunizam o acesso à informação científica que muitas vezes ficam apenas entre seus comunicadores, e com isso, um público ainda maior passa a ser conhecedor de determinado saber, sejam eles adultos ou crianças. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar as contribuições educacionais dos Eventos de Divulgação Científica em Espaços não formais em consonância à Educação Formal, realizada com duas turmas de estudantes do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Isidoro Gonçalves de Souza, em Tefé, no Amazonas, sendo esta uma pesquisa de organização metodológica das vertentes quantitativa e qualitativa, onde realizou-se, ainda, a observação participante e a pesquisa-ação, abordagens estas que serviram como pilar fundamental para a obtenção dos resultados. A coleta de dados foi realizada por meio das observações em sala de aula, sendo que durante o percurso de coleta, aconteceram atividades de nivelamento de conhecimentos com os estudantes. Para a obtenção de dados mais concretos, foram realizadas, também, entrevistas individuais com cada estudante, além de uma mostra final com os conhecimentos obtidos por eles durante os eventos científicos. Para complemento desta análise, aplicou-se um questionário com as professoras titulares das turmas para saber quais suas percepções sobre a utilização de espaços não formais para o ensino e aprendizagem das Ciências. Com os dados coletados e analisados, foi possível concluir que há um significativo potencial educacional nos eventos científicos, mesmo fora dos espaços não formais, uma vez que os seus impactos vão muito além, promovendo grandes descobertas e debates, inclusive dentro da sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Metodologias, Ensino, Aprendizagem.
Abstract: Non-formal Education spaces are environments suitable for organizing recreational activities and that stimulate learning in different ways. These spaces routinely organize events aimed at Scientific Dissemination, a lighter way of passing on scientific information to a wider audience without segregation. These events provide access to scientific information that is often only shared by its communicators, and with this, an even larger audience becomes aware of certain knowledge, be they adults or children. This research has the guiding objective of analyzing the educational contributions of Scientific Dissemination Events in non-formal spaces in line with Formal Education, carried out with two groups of students from the 5th year of elementary school at the Escola Estadual Professor Isidoro Gonçalves de Souza, in Tefé, in Amazonas, this being a research with a methodological organization of quantitative and qualitative aspects, where participant observation and action research were also carried out, approaches that served as a fundamental pillar for obtaining the results. Data collection was carried out through classroom observations, and during the collection process, knowledge leveling activities took place with the students. To obtain more concrete data, individual interviews were also carried out with each student, in addition to a final display with the knowledge they obtained during the scientific events. To complement this analysis, a questionnaire was administered to the teachers in charge of the classes to find out their perceptions about the use of non-formal spaces for teaching and learning Science. With the data collected and analyzed, it was possible to conclude that there is significant educational potential in scientific events, even outside nonformal spaces, since their impacts go far beyond, promoting great discoveries and debates, including within the classroom. Keywords: Science Teaching, Methodologies, Teaching, Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5592
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.