DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5562
Título: Tecnologia digital no ensino da matemática para os alunos do 9º ano: uso do geogebra nas construções dos segmentos proporcionais da geometria plana
Título(s) alternativo(s): Digital technology in teaching mathematics to 9th graders: using geogebra to construct proportional segments in plane geometry
Autor(es): Silva, Robson Menezes da
Orientador(es): Alves, Neide Ferreira
Palavras-chave: Tecnologia;Software;Segmentos proporcionais.;Technology;Proportional segments
Data do documento: 3-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Robson Menezes da. Tecnologia digital no ensino da matemática para os alunos do 9º ano: uso do geogebra nas construções dos segmentos proporcionais da geometria plana. 2023. 110 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Diante das escolas que apresentam pouco recurso computacional, alunos desinteressados pelos estudos, pouca participação nas atividades escolares, e também da necessidade de trazer um ensino de matemática que possa agregar significados aos alunos, a pesquisa tem como objetivo geral mostrar as contribuições e limitações de uma proposta de ensino aprendizagem na modalidade presencial utilizando o Geogebra para o conteúdo de segmentos proporcionais da geometria plana para alunos do 9º ano da educação básica. A metodologia foi de cunho qualitativo, sendo aplicada em uma escola da zona sul de Manaus, sendo uma turma de 9º ano do ensino fundamental II. Por meio das construções geométricas apresentados pelos alunos e nível de satisfação demonstrado na aula e descrito no questionário final aplicado percebe-se que os alunos desenvolveram atitudes participativas, tais como a autonomia e houve uma melhora no desempenho dos conceitos sobre segmentos proporcionais da geometria plana, evidenciado nos trabalhos realizados. Palavras-Chave: Tecnologia. Software. Segmentos proporcionais.
Abstract: Faced with schools that have few computer resources, students who are disinterested in their studies, with little participation in school activities, and the need to bring mathematics teaching that can add meaning to students' lives. students, the general objective of this research is to show the contributions and limitations of a teaching-learning proposal in the face-to-face modality using Geogebra for the content of proportional segments in plane geometry for 9th grade students. geometry for students in the 9th grade of basic education. The methodology was The methodology was qualitative and was applied in a school in the south of Manaus. 9th grade class. The geometric constructions presented by the students and the level of satisfaction shown in the class and described in the final questionnaire the final questionnaire, it can be seen that the students developed participatory attitudes, such as attitudes, such as autonomy, and there was an improvement in the performance of the concepts of proportional segments in plane geometry, as shown in the work carried out. Key words: Technology. Software. Proportional segments.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5562
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.