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Título: Desafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem de matrizes utilizando a malha quadriculada para alunos surdos da 2ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Challenges and perspectives in the process of teaching matrices using the grid for deaf students in the second grade of secondary school
Autor(es): Silva, Letícia Morais Silvério da
Orientador(es): Pereira, Francisco Douglas Lira
Palavras-chave: Matemática;Ensino aprendizagem;Aluno surdo;Mathematics;Teaching and learning;Deaf student
Data do documento: 3-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Letícia Morais Silvério da. Desafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem de matrizes utilizando a malha quadriculada para alunos surdos da 2ª série do ensino médio. 2023. 74 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Atualmente é comum ouvir vários discursos sobre o processo de inclusão, porém, muitas vezes, esse processo é executado de forma adequada. Não obstante, é de suma importância entender como tal processo acontece na prática e como os desafios inerentes ao ensino aprendizagem do aluno o impactam. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar os possíveis desafios do processo de ensino aprendizagem de Matemática para o aluno surdo, com intervenções pedagógicas utilizando a malha quadriculada para o ensino de matrizes, na perspectiva da inclusão na 2ª série do ensino médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo aplicada em uma escola da Zona Norte de Manaus com três alunos surdos da 2ª série do ensino médio, utilizando proposta de aulas com atividades envolvendo a malha quadriculada no conteúdo de matrizes. Através da participação ativa durante as atividades em sala de aula e conforme as falas narradas no questionário final em forma de entrevista após a realização das atividades, foi possível analisar que um dos desafios enfrentados pelo aluno surdo é o pouco domínio da Língua Portuguesa como segunda língua, mas também foi encontrado potencialidades dos alunos surdos demonstradas no desenvolvimento das atividades que envolveram a construção de imagens na malha quadriculada. Palavras-Chave: Matemática, ensino aprendizagem, aluno surdo.
Abstract: Nowadays, it's common to hear a lot of talk about the process of inclusion, but this process is often not carried out properly. No Nevertheless, it is of the utmost importance to understand how this process happens in practice and how the challenges inherent in the student's teaching and learning impact on it. A the general objective of this research is to verify the possible challenges of the of the mathematics teaching-learning process for deaf students, with pedagogical interventions using the grid to teach matrices, from the perspective of inclusion in the matrices, from the perspective of inclusion in the 2nd grade of high school. The research was qualitative, and was carried out in a school in the North Zone of Manaus with three deaf students in the 2nd grade of high school, using a proposal for lessons with activities involving the quadric mesh in the content of matrices. Through active participation during the classroom activities and according to the in the final questionnaire in the form of an interview after the activities had been carried out, it was possible to analyze that activities, it was possible to analyze that one of the challenges faced by deaf students language as a second language, but it was also possible to find was also found in the deaf students' potential demonstrated in the activities involving the construction of images on a grid. grid. Keywords: Mathematics, teaching and learning, deaf students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5561
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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