DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Letícia Morais Silvério da-
dc.date.available2024-02-29T13:57:56Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Morais Silvério da. Desafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem de matrizes utilizando a malha quadriculada para alunos surdos da 2ª série do ensino médio. 2023. 74 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5561-
dc.description.abstractNowadays, it's common to hear a lot of talk about the process of inclusion, but this process is often not carried out properly. No Nevertheless, it is of the utmost importance to understand how this process happens in practice and how the challenges inherent in the student's teaching and learning impact on it. A the general objective of this research is to verify the possible challenges of the of the mathematics teaching-learning process for deaf students, with pedagogical interventions using the grid to teach matrices, from the perspective of inclusion in the matrices, from the perspective of inclusion in the 2nd grade of high school. The research was qualitative, and was carried out in a school in the North Zone of Manaus with three deaf students in the 2nd grade of high school, using a proposal for lessons with activities involving the quadric mesh in the content of matrices. Through active participation during the classroom activities and according to the in the final questionnaire in the form of an interview after the activities had been carried out, it was possible to analyze that activities, it was possible to analyze that one of the challenges faced by deaf students language as a second language, but it was also possible to find was also found in the deaf students' potential demonstrated in the activities involving the construction of images on a grid. grid. Keywords: Mathematics, teaching and learning, deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem de matrizes utilizando a malha quadriculada para alunos surdos da 2ª série do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeChallenges and perspectives in the process of teaching matrices using the grid for deaf students in the second grade of secondary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:57:56Z-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francisco Douglas Lira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6956701589962438pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451247681826633pt_BR
dc.description.resumoAtualmente é comum ouvir vários discursos sobre o processo de inclusão, porém, muitas vezes, esse processo é executado de forma adequada. Não obstante, é de suma importância entender como tal processo acontece na prática e como os desafios inerentes ao ensino aprendizagem do aluno o impactam. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar os possíveis desafios do processo de ensino aprendizagem de Matemática para o aluno surdo, com intervenções pedagógicas utilizando a malha quadriculada para o ensino de matrizes, na perspectiva da inclusão na 2ª série do ensino médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo aplicada em uma escola da Zona Norte de Manaus com três alunos surdos da 2ª série do ensino médio, utilizando proposta de aulas com atividades envolvendo a malha quadriculada no conteúdo de matrizes. Através da participação ativa durante as atividades em sala de aula e conforme as falas narradas no questionário final em forma de entrevista após a realização das atividades, foi possível analisar que um dos desafios enfrentados pelo aluno surdo é o pouco domínio da Língua Portuguesa como segunda língua, mas também foi encontrado potencialidades dos alunos surdos demonstradas no desenvolvimento das atividades que envolveram a construção de imagens na malha quadriculada. Palavras-Chave: Matemática, ensino aprendizagem, aluno surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBIR, A. H. A Aquisição da Competência Tradutória: aspectos teóricos e didáticos. In: PAGANO, Adriana; MAGALHÃES, Célia; ALVES, Fábio (orgs.). Competência em Tradução: cognição e discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. ALMEIDA, C.; LOPES, T. O ensino de matemática para alunos surdos: quais os desafios que o professor enfrenta?. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, v. 6, n. 1, p. 31-46, 2011. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/25310/1/Almeida2011O.pdf> Acesso em: 11/09/2022 AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio. Amazonas, 2021 ARROIO, Richard dos Santos et al. Ensino de matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais. 2013. AZEVEDO, C. E. F. et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2013. Brasilia. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/281285824_A_Estrategia_de_Triangul acao_Objetivos_Possibilidades_Limitacoes_e_Proximidades_com_o_Pragmati smo. Acesso em: 01 dez. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BERNINI, D. Uso das TICs como ferramenta na prática com metodologias ativas. Práticas inovadoras em metodologias ativas, p. 102, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 46 CARVALHO, R. E. Integração, inclusão e modalidades da educação especial - mitos e fatos. Integração. Brasília, MEC/SES, 1997. nº 18, p. 23-28. CARVALHO, R. Interação e inclusão: de que estamos falando? In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. Educação especial: tendências atuais. Brasília: SEED, 1999. p. 35. CORREA, V.; GÓES, A.; GÓES, H. Desafios enfrentados por Tradutores e Intérpretes de LIBRAS nas aulas de Matemática. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, p. 285-297, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158866021/313158866021.pdf Acesso em: 18 de set. 2022 COUTINHO, M. Resolução de problemas por meio de esquemas por alunos surdos. Dossiê: Diversidade Lingüística e Cultural na Educação Matemática, v. 29, n. 1, p. 41, 2011. Disponível em: http://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/revistas/horizontes/V29-n1- 2011/uploadAddress/revista_horizontes_vol29_num01_2011_artigo04[18958].p df DE MORAES, João Carlos Pereira; DA ROCHA, Luíz Renato Martins; SILVA, Marcia Cristina. O surdo e a escrita numérica. Revista Espaço, p. 36-44, 2013. FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. A inclusão de alunos cegos nas aulas de matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato. BOLEMA, 2010. v. 23, n.37, p. 1111-1135. FREITAS, Thayane Nascimento; DE ARAÚJO, NÁDIA FERNANDA MARTINS; DO NASCIMENTO, JUSCELINO FRANCISCO. A LEI 14.191/2021 E O DECRETO 10.502/2020: PROJEÇÕES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. REIN REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, v. 6, n. 1, p. 66-76, 2021. 47 GARCIA, V. C. V.. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?. Educação, v. 32, n. 2, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico : 2010 : características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_defici encia.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022. Lang, H., & Pagliaro, C. (2007). Factors predicting recall of mathematics terms by deaf students: implications for teaching. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 12(4), 449-460. doi: 10.1093/deafed/enm021 LINS, H. A. M. Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção.Revista Texto Livre,v. 4, série 2, p. 74-82, 2011.Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/592. MIRANDA, A. História, deficiência e educação especial. Revista HISTEDBR On line, Campinas, v. 15, p. 1-7, 2004. MARTINS, L. ; LINS, H.. Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, n. 2, p. 188-206, 2015. MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Unijuí, 2007. v.1. 223 p. 225. Disponível em: https://www.editoraunijui.com.br/produto/amostra/2250. Acesso em: 13 mar. 2023 OLIVEIRA, J. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. Dissertação de Mestrado. CEFET-RJ. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863> Acesso em: 15/08/2022 PEREIRA, F. O Intérprete de libras e o professor: processo de ensino aprendizagem de matemática para alunos surdos. Mestrado em Educação 48 Matemática. Universidade do Estado do Amazonas, Escola Normal Superior. Amazonas, 2019. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. 2° reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, v. 2, 2008. SALES, E. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. Doutorado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro. São Paulo, 2013. SALVI, R. Análise de conteúdo e análise do discurso em Educação Matemática– um olhar sobre a produção em periódicos qualis A1 e A2. 2009. Disponível em: <https://www.academia.edu/download/31928523/sipem2009.pdf> Acesso em: 13/08/2022 SANTOS, Marcos Roberto dos et al. Educação de surdos: o discurso da inclusão educacional produzido por surdos e ouvintes. 2017. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 24 ed. São Paulo: Cortez , 2016 SILVA, A. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Editora Ibpex, 2010. Disponível: <https://www.academia.edu/download/31928523/sipem2009.pdf> Acesso: 15/09/2022 TINOCO, J.; MARTINHO, M.; SANTOS, A. As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspectivas de uma professora e uma intérprete. 2013. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/27093> Acesso em: 25/07/2022.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqMatrizespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.