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Title: Desenvolvimento e validação de um guia para o bem viver de pessoas com insuficiência cardíaca
Other Titles: Development and validation of a guide for good living for people with heart failure
Authors: Lima, Vinícius Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Aldalice Aguiar de
Keywords: Insuficiência cardíaca;Tecnologia educacional;Educação em saúde;Cardiac insufficiency
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Desenvolver uma tecnologia educacional para o bem viver de pessoas que vivem com Insuficiência Cardíaca. Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão de literatura, construção de um guia educacional, validação de conteúdo. A revisão foi do tipo integrativa. A construção do guia foi realizada no programa CANVA. A validação foi segundo o modelo de Pasquali, realizada em ambiente virtual e em âmbito nacional, com juízes especialistas da saúde, por meio de um questionário com escala de Likert. Utilizou-se a estatística descritiva para o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, que para a validação deveria ser no mínimo 0,7 Resultados: Da revisão emergiram 8 temas geradores. Após a construção obteve-se a primeira versão do guia com 19 páginas. Na etapa de validação, participaram 8 especialistas e obteve-se o índice de validade de conteúdo global de 0,80. As sugestões guiaram a produção da versão final que ficou com 29 páginas. Conclusão: O guia foi considerado válido e adequado para o bem viver da população acometida por Insuficiência Cardíaca, podendo assim mediar ações educativas realizadas por profissionais de saúde
Abstract: Develop educational technology for the good life of people living with Heart Failure. Method: Methodological study carried out in three stages: literature review, construction of an educational guide, content validation. The review was integrative. The guide was created using the CANVA program. Validation was according to the Pasquali model, carried out in a virtual environment and at a national level, with expert health judges, using a questionnaire with a Likert scale. Descriptive statistics were used to calculate the Content Validity Index, which for validation should be at least 0.7 Results: From the review, 8 generating themes emerged. After construction, the first version of the guide was obtained with 19 pages. In the validation stage, 8 experts participated and a global content validity index of 0.80 was obtained. The suggestions guided the production of the final version, which ended up with 29 pages. Conclusion: The guide was considered valid and appropriate for the well-being of the population affected by Heart Failure, thus being able to mediate educational actions carried out by health professionals
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5549
Appears in Collections:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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