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Título: Juventude, políticas públicas e cidadania de jovens: o programa nacional de inclusão de jovens (Projovem urbano) em Manaus na visão dos seus educadores.
Título(s) alternativo(s): Youth, public policies and youth citizenship: the national youth inclusion program (Projovem urban) in Manaus from the perspective of its educators.
Autor(es): Ferreira, Atlas Freitas
Orientador(es): Nascimento, Izaura Rodrigues
Palavras-chave: Projovem Urbano;Juventude;Educador;Protagonismo Juvenil.
Data do documento: 26-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O Projovem Urbano visa ser um veículo de cidadania e inclusão social dos jovens. Este estudo teve como objetivo compreender o papel desempenhado pelo professor no âmbito do Projovem Urbano, e as possíveis contribuições para a concretização das três dimensões propostas pelo programa: educação, qualificação profissional e cidadania. Buscando analisar como esse processo se configura na prática, foram selecionadas como estudo de caso duas escolas participantes do Projovem Urbano em Manaus – AM. A pesquisa buscou identificar qual a percepção dos educadores em relação às experiências vivenciadas no programa e como eles compreendem o Projovem Urbano, o jovem, o papel do educador, a inclusão social e os problemas que afetam essa política pública. Do ponto de vista teórico, abordou-se os conceitos de políticas públicas, juventude, políticas públicas para a juventude e protagonismo juvenil. Foram analisados os documentos oficiais do Programa para se entender como funciona essa política e suas estratégias de ação. Para o estudo empírico, optou-se pela utilização do método de pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com coordenadores do programa, e com os professores de duas escolas selecionadas. A entrevista dos coordenadores e professores selecionados se deu por acessibilidade e disposição em participar da pesquisa. Como resultados foram identificados nas falas dos coordenadores e professores a importância do Projovem Urbano para a inclusão social dos jovens, a positividade do seu currículo integrado, as dificuldades e persistências dos alunos em continuar do Programa. As críticas e opiniões de insatisfação dos coordenadores e professores quanto à execução do Projovem Urbano, incidiram mais sobre as facilidades concedidas aos jovens para sua aprovação, o desestímulo dos alunos e a intensa evasão. Os resultados da pesquisa apontaram também que devido à grande evasão escolar, o programa pode não mais ter continuidade. As conclusões do estudo indicam que os coordenadores e professores veem o Projovem Urbano como um forte instrumento de inclusão social, mas que, as suas percepções se vinculam ao sucesso ou insucesso do jovem finalizar ou não o Programa. Além disso, apesar de o Projovem Urbano se apresentar como um programa diferenciado, o tratamento dado aos professores para o cumprimento das suas tarefas não condiz com o que descreve a sua minuta oficial.
Abstract: The Projovem Urban aims to be a vehicle of citizenship and social inclusion of young people. This study aimed to understand the role of the teacher in the Projovem Urban, and possible contributions to the realization of the three dimensions proposed by the program: education, professional training and citizenship. Seeking to analyze how this process takes shape in practice, we were selected as a case study two participating schools Projovem Urban in Manaus - AM. The research sought to identify the perception of educators in relation to experiences on the program and how they understand the Projovem Urban, the young, the role of educator, social inclusion and the problems affecting this public policy. From a theoretical point of view, it addressed the concepts of public policy, youth, public policies for youth and youth leadership. the program of official documents to understand how this policy and their strategies were analyzed. For the empirical study, we chose to use the qualitative research method. As data collection instrument was used semistructured interview. Interviews were conducted with program coordinators, and teachers of two selected schools. The interview coordinators and selected teachers gave accessibility and willingness to participate. As a result, were identified in the reports of the coordinators and teachers the importance of Projovem Urban for the social inclusion of young people, the positiveness of its integrated curriculum, difficulties and persistence of the students to continue the program. The criticisms and opinions of dissatisfaction coordinators and teachers for the implementation of Projovem Urban, focused more on the facilities granted to young people for approval, the discouragement of students and the intense evasion. The survey results also indicated that due to the high dropout rates, the program can no longer be continued. The findings indicate that the coordinators and teachers see the Projovem Urban as a strong instrument of social inclusion, but that their perceptions are linked to the success or failure of the young end or not the program. Moreover, although the Urban Projovem present as a different program, the treatment of teachers to fulfill their tasks is not consistent with what it describes its official draft.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5468
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - MPPGSP Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos

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