DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5443
Título: Transformação digital aplicada na gestão de e-mails no departamento recursos humanos de uma empresa varejista
Título(s) alternativo(s): Digital transformation applied to e-mail management in the human resources department of a retail company
Autor(es): Pinheiro, Gabrielly Souza
Orientador(es): Onety, Renata da Encarnação
Palavras-chave: Gestão de e-mails;Transformação digital;Automação;email management;Digital transformation;Automations
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: No contexto empresarial atual, temas como transformação digital e a busca pela automação de processos por meio da adoção de tecnologias têm sido amplamente discutidos nas empresas que precisam adaptar-se para se manterem competitivas no mercado. Nesse cenário, a gestão eficiente de e-mails desempenha um papel vital no Departamento Pessoal (DP), encarregado de questões relacionadas aos funcionários, e que recebe uma volumosa carga diária de e-mails que requer uma considerável dedicação dos profissionais do DP para filtrar, responder e ler essas mensagens. A empresa analisada enfrenta diariamente uma média de 80 e-mails, um número que cresce para 250 durante o fechamento da folha salarial, um aumento notável de 213%. Grande parte dessas mensagens abordam dúvidas relacionadas à folha de pagamento, causando sobrecarga e prejudicando a eficiência. Diante disso, a pesquisa visa analisar o banco de dados documental da empresa, identificar as principais dúvidas e propor soluções automatizadas para otimizar o fluxo de e-mails, com foco na redução de dúvidas, melhoria na qualidade das respostas e diminuição do tempo de resposta. O estudo empregará avaliações, análises processuais e automação tecnológica em conjunto com o conceito de Lean Manufacturing e a metodologia de A3. Assim, esta pesquisa alinha-se à tendência de transformação digital, automação de processos e conceitos de manufatura enxuta, contribuindo para otimizar a produtividade organizacional diante das complexidades relacionadas à informação e ao conhecimento.
Abstract: In the current business context, topics such as digital transformation and the pursuit of process automation through the adoption of technologies have been widely discussed in companies, which need to adapt to remain competitive in the market. In this scenario, efficient email management plays a crucial role in the Human Resources Department (HR), responsible for employee-related matters, and which receives a substantial daily influx of emails requiring significant dedication from HR professionals to filter, respond to, and read these messages. The analyzed company faces an average of 80 emails daily, a number that increases to 250 during payroll closing, a notable increase of 213%. A significant portion of these messages address payroll-related inquiries, causing overload and hindering efficiency. Given this, the research aims to analyze email volume, identify key inquiries, and propose automated solutions to optimize email flow, focusing on reducing inquiries, improving response quality, and shortening response times. The study will employ assessments, process analyses and technological automation with concepts of Lean Manufacturing and the A3 methodology. Thus, this research aligns with the digital transformation, process automation trend and conceptions of lean manufacturing, contributing to optimizing organizational productivity amidst complexities related to information and knowledge
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5443
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.