DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5390
Título: A questão ambiental decorrente da urbanização como tema de ensino de história no Programa Residência Pedagógica em Parintins AM
Título(s) alternativo(s): The environmental issue arising from urbanization as a theme for teaching history in the Pedagogical Residency Program in Parintins AM
Autor(es): Melo, Mônica Cristiana Souza
Orientador(es): Medeiros , Mônica Xavier
Palavras-chave: Ensino de História;Urbanização;Meio Ambiente
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MELO, Mônica Cristina Souza . A questão ambiental decorrente da urbanização como tema de ensino de história no Programa Residência Pedagógica em Parintins AM. 2022. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade discutir as experiências vivenciadas em sala de aula durante o Estágio Supervisionado I e o Programa Residência Pedagógica (núcleo História/CESP/UEA) desenvolvidos na Escola Estadual Professor Aderson de Menezes. Abordamos a discussão sobre a questão dos problemas ambientais decorrentes do crescimento urbano nas aulas de História. Para esta pesquisa, utilizamos como embasamento, o procedimento metodológico desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e exploratória, apontando algumas ideias de autores que abordam o conceito de urbanização e que refletem sobre o campo da educação como Milton Santos (1993) e Paulo Freire (1996). Concluímos que na aplicação do projeto do Residência Pedagógica foi possível fazer com que os discentes compreendessem a problemática relacionada ao assunto refletindo sobre os impactos ambientais na cidade (coleta de lixo, inundações, falta de estrutura nos bairros), uma vez que se faz necessário que a escola aborde os desafios que o município de Parintins tem em relação ao processo de urbanização e do aumento da produção de lixo.
Abstract: This work aims to discuss the experiences in the classroom during Supervised Internship I and the Pedagogical Residency Program (History/CESP/UEA center) developed at the Professor Aderson de Menezes State School. We address the discussion on the issue of environmental problems arising from urban growth in History classes. For this research, we used as a basis the methodological procedure developed through bibliographic and exploratory research, pointing out some ideas from authors who address the concept of urbanization and who reflect on the field of education such as Milton Santos (1993) and Paulo Freire (1996) . We concluded that in the application of the Pedagogical Residency project it was possible to make students understand the problems related to the subject by reflecting on the environmental impacts in the city (garbage collection, floods, lack of structure in the neighborhoods), since it is necessary that the school addresses the challenges that the municipality of Parintins has in relation to the urbanization process and the increase in waste production.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5390
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.