DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Mônica Cristiana Souza-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-11T12:39:24Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.citationMELO, Mônica Cristina Souza . A questão ambiental decorrente da urbanização como tema de ensino de história no Programa Residência Pedagógica em Parintins AM. 2022. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5390-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the experiences in the classroom during Supervised Internship I and the Pedagogical Residency Program (History/CESP/UEA center) developed at the Professor Aderson de Menezes State School. We address the discussion on the issue of environmental problems arising from urban growth in History classes. For this research, we used as a basis the methodological procedure developed through bibliographic and exploratory research, pointing out some ideas from authors who address the concept of urbanization and who reflect on the field of education such as Milton Santos (1993) and Paulo Freire (1996) . We concluded that in the application of the Pedagogical Residency project it was possible to make students understand the problems related to the subject by reflecting on the environmental impacts in the city (garbage collection, floods, lack of structure in the neighborhoods), since it is necessary that the school addresses the challenges that the municipality of Parintins has in relation to the urbanization process and the increase in waste production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.titleA questão ambiental decorrente da urbanização como tema de ensino de história no Programa Residência Pedagógica em Parintins AMpt_BR
dc.title.alternativeThe environmental issue arising from urbanization as a theme for teaching history in the Pedagogical Residency Program in Parintins AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T12:39:24Z-
dc.creator.ID055130172-45pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros , Mônica Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mônica Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee2Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Kenned Repolho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9054323639450690 Endereçopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade discutir as experiências vivenciadas em sala de aula durante o Estágio Supervisionado I e o Programa Residência Pedagógica (núcleo História/CESP/UEA) desenvolvidos na Escola Estadual Professor Aderson de Menezes. Abordamos a discussão sobre a questão dos problemas ambientais decorrentes do crescimento urbano nas aulas de História. Para esta pesquisa, utilizamos como embasamento, o procedimento metodológico desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e exploratória, apontando algumas ideias de autores que abordam o conceito de urbanização e que refletem sobre o campo da educação como Milton Santos (1993) e Paulo Freire (1996). Concluímos que na aplicação do projeto do Residência Pedagógica foi possível fazer com que os discentes compreendessem a problemática relacionada ao assunto refletindo sobre os impactos ambientais na cidade (coleta de lixo, inundações, falta de estrutura nos bairros), uma vez que se faz necessário que a escola aborde os desafios que o município de Parintins tem em relação ao processo de urbanização e do aumento da produção de lixo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Renan. A questão do lixo em Parintins (O problema). Disponível em: https://amazoniareal.com.br/a-questao-do-lixo-em-parintins-o-problema/?amp=1 Publicado em 11/11/2013. Acesso: 08 de março de 2023. BARBOSA, Sandra M. M. Classificação do lixo. Pelotas. Junho, 2000. Disponível em: http://www.lixo.com.br/class.htm. Acesso em: 16 de novembro de 2022 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. BELTRÃO, Jean. Rede Amazônica. 03/04/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/am/amazonas/noticia/2022/04/03/chuva-alaga-ruas-de-parintins-e-familias-ficam-desabrigadas.ghtml. Acesso: 05 de maio de 2022 CARVALHO, Rodrigo dos Anjos; A expansão urbana de Parintins: Produção do espaço, agentes e processos socioespaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP. Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Parintins, 2017. CIRCE, Maria Fernandes Bittencourt. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008. EITERER, Edylane; BARRETO, Marcos Rodrigues. A cidade como sala de aula: Possibilidades de trabalho com o patrimônio cultural e local e a História. In: Anais do VII Congresso Internacional de História. Maringá/Paraná, 2015. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2015/trabalhos/1530.pdf FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/diferenca-entre-lixao-aterro-controlado-aterro-sanitario.htm s/d. Acesso: 09 de março de 2023 GALVÃO, Ana Carolina; SAVIANI, Demerval. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE. Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ano XXXI. N°67. GUEDES, Silmara Regina. A utilização de imagens no ensino da história e sua contribuição para a construção de conhecimento. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v.8 n.17, 2017. 19 HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. PESSOA, Luís Oreste Azevedo. O problema do lixo no município de Parintins e a inserção da ascalpin na coleta seletiva. Parintins, Jul/Dez 2008. In: Revista Marupiara. N 2-ano 1.p. 135-156. PORTELA, Fernando. Êxodo Rural e Urbanização. Editora Ática. 2020 RODRIGUES, Marden da Silva. Política de Parintins nos anos de 1996 a 1998: o impeachment de Carbrás. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Parintins, 2018. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3938 RODRIGUES, Regiane Costa. As origens dos bairros Itaúna I e II. “De fazenda a bairro”: História da formação do bairro Itaúna e suas transformações sociais. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Departamento de História da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP/Parintins-2008. SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. Editora Hucitec. São Paulo. 1993. SOUZA, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): Evolução e Transformação. 2013. Tese (doutorado em Geografia Humana) – Faculdade em Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2013. Sites consultados: https://www.ibge.gov.br/ https://g1.globo.com https://mundoeducacao.uol.com.br https://www.parintinsamazonas.com.br/ https://www.cbnmaringa.com.br/ https://noticias.r7.com/pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.