DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/536
Título: Sequência didática voltada para o debate sobre recurso hídrico nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence focused on the debate on water resources in the initial years of elementary education
Autor(es): Moura, Dayandra Amorim
Palavras-chave: Água;Meio ambiente;Ciências - ensino-aprendizagem;Ensino Fundamental
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Water is a primordial element for the existence of all forms of life already known, represents in the school content described as a transverse theme treated in an interdisciplinary way in the National Curricular Parameters. In which the Science Teaching promotes a formation of the conscience, through information stimulating the sensitization of the human actions to the environment. In the present work, a didactic sequence was developed and applied with the objective of developing a cycle of teaching / learning sequences involving elementary school students to analyze prior knowledge and meaningful learning of students, addressing the theme of water. In which the data obtained were essential to emphasize the importance of working cross-cutting themes in the classroom, in which the student, when obtaining knowledge on the subject, changes his opinion to an awareness census for the conscious use of drinking water in both the school environment and the school environment. Family. In which the developed actions were essential for the formation of the critical census and mainly to the change of attitudes regarding the consumption of water in the school and in its daily life.
Descrição: A água é um elemento primordial para a existência de toda forma de vida já conhecida, representa no conteúdo escolar descrito como um tema transversal tratado de forma interdisciplinar nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em que o Ensino de Ciências promove uma formação da consciência, através de informações estimulando a sensibilização das ações humanas ao ambiente. No presente trabalho foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com o objetivo de desenvolver um ciclo de sequências de ensino/aprendizagem envolvendo alunos do Ensino Fundamental para análise do conhecimento prévio e a aprendizagem significativa dos alunos, abordando a temática água. Na qual os dados obtidos foram essenciais para salientar a importância de trabalhar temas transversais em sala de aula, na qual o aluno ao obter conhecimento sobre o tema muda sua opinião para censo de conscientização para manuseio consciente da água de consumo tanto no ambiente escolar quanto o familiar. Na qual as ações desenvolvidas foram essenciais para a formação do censo crítico e principalmente à mudança de atitudes com relação ao consumo de água na escola e em seu cotidiano.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/536
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequencia didatica voltada para o debate sobre recurso hidrico nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons