DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/531
Título: Acessibilidade das pessoas com deficiência em uma escola Municipal de Tefé/AM
Título(s) alternativo(s): Accessibility of people with disabilities in a school Municipality of Tefé / AM
Autor(es): Ribeiro, Nelziele de Paula
Palavras-chave: Acessibilidade;Inclusão;Pessoas com deficiência
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work is the result of the field research carried out as a graduation course in Pedagogy at the State University of Amazonas, under the guidance of Prof. Msc. Monica Dias de Araújo. The research is a case study with a qualitative approach, whose general objective is to analyze the accessibility conditions of people with disabilities in a municipal school in Tefé / Amazonas. Specifically the objectives are: 1 - to know the accessibility conditions in the school with emphasis on the architectural structure and accessibility in communication and information; 2 - identify if there are policies and planning to adapt schools; 3 - check the challenges faced by people with physical disabilities. Participated in the research the "director" of the school called "victory-régia" and the "coordinator" of the Special Education of the municipality of Tefé / Amazonas. For the construction and analysis of data, we work with a bibliographical survey that discuss accessibility, such as: Glat (2007), Duk (2006), Mantoan (2003) and some legal documents dealing with accessibility policy such as Educational Guidelines and systematization, Tabulation and categorization. Among the data collection procedures, we chose the application of a questionnaire. Among the results obtained, it is worth noting that schools are not yet fully accessible to receive children with physical disabilities.
Descrição: Este trabalho é resultado da pesquisa de campo realizada como trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, sob a orientação da Prof.ªMsc. Monica Dias de Araújo. A pesquisa constitui um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é analisar as condições de acessibilidade das pessoas com deficiência em uma escola municipal de Tefé/Amazonas. De maneira especifica os objetivos são: 1 – conhecer as condições de acessibilidade na escola com ênfase na estrutura arquitetônica e acessibilidade na comunicação e informação; 2 – identificar se há políticas e planejamento para adaptar as escolas; 3 – verificar os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência física. Participaram da pesquisa o diretor da escola “vitóriarégia” 1 e o coordenador da Educação Especial do município de Tefé/Amazonas. Para a construção e análise de dados, trabalhamos com levantamento bibliográfico que discutem a acessibilidade, tais como: Glat (2007), Duk (2006), Mantoan (2003) e alguns documentos legais que tratam da política de acessibilidade como as Diretrizes Educacionais e sistematização, tabulação e categorização. Entre os procedimentos de coleta de dados, elegemos a aplicação de um questionário. Entre os resultados obtidos destacam-se que as escolas ainda não estão totalmente acessíveis para receber as crianças com deficiência física.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/531
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acessibilidade das pessoas com deficiência em uma escola.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons