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Título: Formação acadêmica e profissional de docentes de enfermagem de uma Universidade Pública do Amazonas: interface com Atenção Primária à Saúde
Título(s) alternativo(s): Academic and professional training of nursing teachers at a Public University in Amazonas: interface with Primary Health Care
Autor(es): Freire, Isabella Castilho
Orientador(es): Portela, Ana Paula de Carvalho
Palavras-chave: Atenção primária à saúde;Docentes;Currículo;Primary health care
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Analisar a formação acadêmica e profissional dos docentes que atuam no curso de graduação de enfermagem de uma universidade pública do Amazonas. Método: Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Foi descrito o perfil profissional e acadêmico dos docentes, sendo a fonte de informações o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Plataforma Lattes, com base nos dados fornecidos no Currículo Lattes dos docentes participantes da amostra (n=68). Resultados: Observou-se a predominância de profissionais do sexo feminino, o que correspondeu a mais da metade de toda amostra. O tempo de formação na profissão teve uma considerável variação, sendo de 11 a 47 anos, com média de 22 anos. Dentre as categorias, a área Saúde Coletiva, apresentou 01 especialista, 06 mestres e 10 doutores, sendo a segunda menor escolha para os docentes. Ademais, a atuação profissional na área da Atenção Primária à Saúde correspondeu a 24,2% do total.Considerações finais: Logo, no presente estudo, a análise acadêmica e profissional dos professores da universidade teve como perfil característico o sexo feminino, a predominância da titulação doutorado, e atuação acadêmica e profissional na área hospitalar de média e alta complexidade no seu currículo Lattes, onde foi enumerado neste estudo, as razões de tais escolhas
Abstract: To analyze the academic and professional training of teachers who work in the undergraduate nursing course at a public university in Amazonas.Method: Descriptive and exploratory research with a quantitative approach. The professional and academic profile of the teachers was described, with the source of information being the CV database of the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq – Lattes Platform, based on data provided in the Lattes CV of the teachers participating in the sample (n=68 ). Results: There was a predominance of female professionals, which corresponded to more than half of the entire sample. The time since training in the profession varied considerably, ranging from 11 to 47 years, with an average of 22 years. Among the categories, the Public Health area presented 01 specialist, 06 masters and 10 doctors, being the second lowest choice for teachers. Furthermore, professional performance in the area of Primary Health Care corresponded to 24.2% of the total. Final considerations: Therefore, in the present study, the academic and professional analysis of university professors had the female sex as a characteristic profile, the predominance of doctorate degree, and academic and professional performance in the medium and high complexity hospital area in his Lattes curriculum, where the reasons for such choices were listed in this study
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5314
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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