DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Isabella Castilho-
dc.date.available2023-10-25-
dc.date.available2023-10-27T15:42:20Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5314-
dc.description.abstractTo analyze the academic and professional training of teachers who work in the undergraduate nursing course at a public university in Amazonas.Method: Descriptive and exploratory research with a quantitative approach. The professional and academic profile of the teachers was described, with the source of information being the CV database of the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq – Lattes Platform, based on data provided in the Lattes CV of the teachers participating in the sample (n=68 ). Results: There was a predominance of female professionals, which corresponded to more than half of the entire sample. The time since training in the profession varied considerably, ranging from 11 to 47 years, with an average of 22 years. Among the categories, the Public Health area presented 01 specialist, 06 masters and 10 doctors, being the second lowest choice for teachers. Furthermore, professional performance in the area of Primary Health Care corresponded to 24.2% of the total. Final considerations: Therefore, in the present study, the academic and professional analysis of university professors had the female sex as a characteristic profile, the predominance of doctorate degree, and academic and professional performance in the medium and high complexity hospital area in his Lattes curriculum, where the reasons for such choices were listed in this studypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.titleFormação acadêmica e profissional de docentes de enfermagem de uma Universidade Pública do Amazonas: interface com Atenção Primária à Saúdept_BR
dc.title.alternativeAcademic and professional training of nursing teachers at a Public University in Amazonas: interface with Primary Health Carept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T15:42:20Z-
dc.contributor.advisor1Portela, Ana Paula de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157770342605532pt_BR
dc.contributor.referee1Portela, Ana Paula de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157770342605532pt_BR
dc.contributor.referee2Fachin, Miriam Elenit Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305636653618081pt_BR
dc.contributor.referee3Portela, Cleudecir Siqueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895834914056476pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4185156333418970pt_BR
dc.description.resumoAnalisar a formação acadêmica e profissional dos docentes que atuam no curso de graduação de enfermagem de uma universidade pública do Amazonas. Método: Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Foi descrito o perfil profissional e acadêmico dos docentes, sendo a fonte de informações o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Plataforma Lattes, com base nos dados fornecidos no Currículo Lattes dos docentes participantes da amostra (n=68). Resultados: Observou-se a predominância de profissionais do sexo feminino, o que correspondeu a mais da metade de toda amostra. O tempo de formação na profissão teve uma considerável variação, sendo de 11 a 47 anos, com média de 22 anos. Dentre as categorias, a área Saúde Coletiva, apresentou 01 especialista, 06 mestres e 10 doutores, sendo a segunda menor escolha para os docentes. Ademais, a atuação profissional na área da Atenção Primária à Saúde correspondeu a 24,2% do total.Considerações finais: Logo, no presente estudo, a análise acadêmica e profissional dos professores da universidade teve como perfil característico o sexo feminino, a predominância da titulação doutorado, e atuação acadêmica e profissional na área hospitalar de média e alta complexidade no seu currículo Lattes, onde foi enumerado neste estudo, as razões de tais escolhaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1 Brasil. Ministério Da Saúde. Portaria Nº 2.436, De 21 De Setembro De 2017. Aprova A Política Nacional De Atenção Básica, Estabelecendo A Revisão De Diretrizes Para A Organização Da Atenção Básica, No Âmbito Do Sistema Único De Saúde (Sus). Brasília,Df:Ministériodasaúde,2017. 2Brasil. Ministério Da Saúde (Br), Departamento De Atenção Básica, Secretaria Deatenção À Saúde. Política Nacional De Atenção Básica [Internet]. Brasília: Ministério Dasaúde;2012[Cited2017may26].Availablefrom:Http://189.28.128.100/Dab/Docs/Publicacoes/Geral/Pnab.Pdf 3 Brasil.Ministério Da Educação (Br). Instituto Nacional De Estudos E Pesquisaseducacionais Anísio Teixeira. O Ensino De Enfermagem No Brasil: O Ontem, O Hoje E Oamanhã.Brasília:Ministériodaeducação;2006. 4 Brasil. Lei N. 8080, De 19 De Setembro De 1990: Dispõe Sobre As Condições Para Apromoção,Proteçãoe Recuperação Da Saúde,A Organizaçãoe Ofuncionamentodosserviçoscorrespondentes.Brasília:Ministérioda Saúde,1990 5 Fernandes Jd, Silva Rmo, Teixeira Ga, Florencio Rms, Silva Ls,Rebouças Lcc. Aderência De Cursos De Graduação Em Enfermagem Às Diretrizescurriculares Nacionais Na Perspectiva Do Sistema Único De Saúde. Esc Anna Nery. 2013;17(1):82-9 6 Brasil. Ministério Da Saúde. Conselho Nacional De Saúde. Resolução Nº 573, De 31de Janeiro De 2018. Aprova O Parecer Técnico Nº 28/2018 Contendo Recomendações Doconselho Nacional De Saúde (Cns) À Proposta De Diretrizes Curriculares Nacionais(Dcn)Paraocursodegraduaçãobachareladoemenfermagem[Internet].Brasília(Df):Ministériodasaúde;2018.[Citado2021jun30].Disponívelem:Resolucao_573_31jan2018_Cns.Pdf 7 Gil,A.C.Comoelaborarprojetosdepesquisa. 6.Ed.Sãopaulo:Atlas, 2021 8 Mineiro M, A. Alves da Silva M, Gracia Ferreira L. PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento - ISSN 0102-2717, Rio Grande, Brasil [Internet]. 26º de novembro de 2022 [citado 8º de setembro de 2023];31(03):201-18. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14538 9 Conselho Nacional De Saúde. (2016). Resolução Nº 510/2016. Recuperado Em 31 Deoutubrode2017,Dehttp://Conselho.Saude.Gov.Br/Resolucoes/2016/Reso510.Pdf 10 Machado, M. H. Et Al. (2016b) Características Gerais Da Enfermagem: O Perfil Sóciodemográfico. Enfermagem Em Foco, 7(Esp), 9-14. Disponível Em Http://Revista.Cofen.Gov.Br/Index.Php/Enfermagem/Article/View/686/0. Acesso Em: 14 Nov. 2019. 22 11 Resolução Cofen Nº 655/2020 – Revogada Pela Resolução Cofen Nº 713/2022.Cofen.gov.br. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-655-2020_84045.html 12 Magalhães, Monique Delgado De Faria. Estereótipos De Gênero Na Enfermagem Brasileira: História E Perspectivas. / Monique Delgado De Faria Magalhães. -- Araraquara, 2021 84 P. 13 Martins, L. C. A. Et Al. (2016) Violência Contra Mulher: Acolhimento Na Estratégia Saúde Da Família. Cienc. Cuid. Saúde 15(3), 507-14. Disponível Em: Https://Periodicos.Uem.Br/Ojs/Index.Php/Cienccuidsaude/Article/View/31422 Acesso Em: 27 Nov. 2019. 14 Lopes, Marta Julia. O Sexo Do Hospital. In: Lopes, Marta Julia; Meyer, Dagmar Estermann; Waldow, Vera Regina. (Orgs.). Gênero E Saúde. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996, Pp.77-105 15 Shulman Ls. Conhecimento E Ensino: Fundamentos Para A Nova Reforma. Cad Cenpec. 2014;4(2):196-229. Https://Doi.Org/10.18676/Cadernoscenpec.V4i2.293 16 Hott Mcm, Reinaldo Ams. Qualificação Pedagógica De Enfermeiros Docentes Em Cursos Profissionalizantes. Rev Bras Educ Prof Tecnologica. 2018;2(15):E6455. Https://Doi.Org/10.15628/Rbept.2018.6455 17 Sordi Mrl. Docência No Ensino Superior: Interpelando Os Sentidos E Desafios Dos Espaços Institucionais De Formação. Educ Rev. 2019;35(75):135-54. Https://Doi.Org/10.1590/0104-4060.67031 18 Souza Dm, Backes Vms, Lazzari Dd, Santos Lmc, Martini Jg. Conhecimento Pedagógico De Conteúdo De Docentes De Enfermagem Novatos Na Educação Técnica De Nível Médio. Rev Bras Enferm. 2020;73(5):E20180976 19 Perfil Formativo-Profissional Dos Enfermeiros Docentes Das Escolas Técnicas Do Sistema Único De Saúde Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa; Silva, Gilberto Tadeu Reis Da; Backes, Vânia Marli Schubert; Vieira, Silvana Lima; Chaves, Manuel Carlos Rodrigues Fernandes; Paiva, Juliana Maciel Machado. Rev. Bras. Enferm ; 75(2): E20201142, 2022. 20 Machado Mh, Oliveira Es, Lemos Wr, Lacerda Wf, Justino E. Mercado De Trabalho Em Enfermagem No Âmbito Do Sus: Uma Abordagem A Partir Da Pesquisa Perfil Da Enfermagem No Brasil. Divulg Saude Debate [Internet]. 2016[Cited 2020 Jul 31];(56):52-69. Available From: Http://Docs.Bvsalud.Org/Biblioref/2019/04/884409/Mercado-De-Trabalho-Em-Enfermagem-No-Ambito-Do-Sus-Uma-Abordage_Uir6lgy.Pdf 21 Mendes, E.V. Os Grandes Dilemas Do Sus. Coleção Saúde Coletiva, Editora Casa Da Saúde, 2001.) 22 Tancredi, F.B.; Barrios, S.R.L.; Ferreira, J.H.G. Planejamento Em Saúde, Volume 2 – Série Saúde & Cidadania. Faculdade De Saúde Pública Da Universidade Desão Paulo, São Paulo: 1998. Pag. 19 E 20. Disponível Em Http://Dtr2004.Saude. Gov.Br/Dab/Saude_Cidadania/Index.Html 23 Malik, A.M.; Schiesari, L.M.C. Qualidade Na Gestão Local De Serviços E Ações De Saúde, Volume 3 – Série Saúde & Cidadania. Faculdade De Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, São Paulo: 1998. P. 1. Disponível Em Http://Dtr2004. Saude.Gov.Br/Dab/Saude_Cidadania/Index.Html 23 24 Esteves, E. Fatores Que Influenciam Nas Escolhas Profissionais Dos Jovens Do Ensino Médio Das Escolas Públicas E Privadas Do Município De Espigão D’ Oeste-Ro. Disponível Em: <Www.Ri.Unir.Br/Jspui/Bitstream/123456789/945/2/Artigo%20eliel%20pdf.Pdf>. Acesso: 26 Abr. 2018pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.