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Título: Efeito Framing: uma pesquisa empírica sobre os seus tipos e impactos no comportamento racional
Título(s) alternativo(s): Framing Effect: an empirical research on its types and impacts on rational behavior
Autor(es): Barbosa, Rafaela Drumond
Orientador(es): Branco, Roderick Cabral Castello
Palavras-chave: Economia - Curso;Efeito Framing;Teoria dos Prospectos;Tomada de Decisão
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo buscou ampliar a compreensão dos tipos de Efeito Framing (Riscos, Objetivos e Atributos) e testar variáveis capazes de influenciar em sua percepção. Isso ocorreu através de uma pesquisa empírica realizada com os discentes da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas. Embasado na Teoria dos Prospectos de Kahneman e Tversky (1979) e em estudos complementares a ela, pôde-se reforçar a existência do Efeito Framing de Riscos entre os grupos observados. No entanto, quando testado o efeito Framing de Objetivos, não foi observada influência do tipo de questionário no grau de persuasão da informação. Analogamente, os resultados do efeito Framing de Atributos mostraram a ausência de variação nas preferências entre os diferentes enquadramentos de mensagem. Além disso, as variáveis sexo, curso e período não exerceram impacto sobre os resultados obtidos.
Abstract: This paper intended to broaden the understanding of the types of Framing Effect (Risks, Objectives and Attributes) and to test possible changes in their perception, which occurred through an empirical research conducted with students of the School of Social Sciences of The University of Amazonas State. Based on Kahneman and Tversky's Theory of Prospects (1979) and complementary studies, it reinforced the impact of Risk Framing Effect on the observed groups. However, when tested Objective Framing effect, there was no influence of the type of questionnaire on the degree of persuasion of the information. Similarly, the results of the Attribute Framing effect showed that there is an absence of preferences variation among different message frames. In addition, the variables gender, course and period had no impact on the results obtained.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5296
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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