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Title: O desafio da infraestrutura logística: um estudo comparativo entre brasil e alemanha
Other Titles: The challenge of logistics infrastructure: a comparative study between Brazil and Germany
Authors: Gomes, Matheus Alvez
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Fabiana Lucena
Keywords: Infraestrutura;Logística;Desenvolvimento;Sistema de transporte;Brasil;Alemanha;Infrastructure;Logistics;Development;Transport system;Brazil;Germany
Issue Date: 26-Oct-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O Brasil em seu ciclo primário exportador desenvolveu um sistema de transporte totalmente voltado para o escoamento de produtos dos polos produtores para o litoral, onde seriam encaminhados posteriormente para seus respectivos países demandantes, a crise de 1929 gerando uma repentina queda nos preços dos produtos exportados forçou o processo de industrialização, fortemente influenciado pelo desenvolvimento de rodovias, sustentado pela criação do setor automobilístico e petroquímico, negligenciando o desenvolvimento de outros modais, concentrando o poder econômico em determinadas regiões do país. Em comparação, a Alemanha anterior a unificação de seus estados criou um sistema de transporte interligando as regiões mais abastadas do país juntamente com o desenvolvimento de uma indústria eficiente e competitiva tornando-se uma das mais importantes do continente europeu. Desta forma, observa-se o sucateamento do sistema logístico brasileiro, incapaz de aproveitar a multimodalidade fornecida por suas características geográficas, prejudicando inúmeros setores da sociedade. A raiz dos gargalos logísticos brasileiros estão diretamente relacionados a ausência de planos desenvolvimentistas à longo prazo, diversificação da matriz de transporte e repentinas quedas dos percentuais de investimento em infraestrutura ao longo dos anos, o que diverge diretamente no perfil alemão, influenciado por políticas públicas eficientes e a noção de complementariedade espacial
Abstract: Brazil, in its primary exporting cycle, developed a transport system totally focused on the flow of products from the producing poles to the coast, where they would later be sent to their respective demanding countries, the 1929 crisis generating a sudden drop in the prices of exported products forced the industrialization process, strongly influenced by the development of highways, supported by the creation of the automobile and petrochemical sector, neglecting the development of other modes, concentrating economic power in certain regions of the country. In comparison, Germany before the unification of its states created a transport system linking the wealthiest regions of the country together with the development of an efficient and competitive industry making it one of the most important on the European continent. In this way, the Brazilian logistics system is being scrapped, unable to take advantage of the multimodality provided by its geographical characteristics, harming numerous sectors of society. The root of Brazilian logistical bottlenecks are directly related to the absence of long term development plans, diversification of the transport matrix and sudden drops in the percentages of investment in infrastructure over the years, which directly differs from the German profile, influenced by efficient public policies. and the notion of spatial complementarity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5263
Appears in Collections:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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