DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5247
Title: Estudo bibliométrico das produções científicas relacionadas a educação matemática utilizando tics (2012-2022)
Authors: Gregorio, Felipe Ariramba
metadata.dc.contributor.advisor1: Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Keywords: TICs; Educação Matemática; bibliometria.;ICTs; Mathematics Education; bibliometrics.
Issue Date: 16-Oct-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo intitulado "Estudo bibliométrico das produções científicas relacionadas a educação matemática utilizando TICs (2012-2022) " teve por objetivo analisar as publicações científicas em periódicos através de um estudo bibliométrico relacionado a Educação Matemática utilizando a Tecnologia de Informações e Comunicações, entre os anos de 2012 a 2022. Para isto, utilizou-se a abordagem quantitativa, do tipo bibliométrica, em que buscou-se dividir a mesma por etapas, com a isso a ferramenta de busca foi a revista eletrônica Boletim em Educação Matemática (BOLEMA), utilizando palavras-chave, e realocando dentro dos indicadores bibliométricos pré-descritos. Os resultados obtidos mostram que houve um total de 55 publicações entre 2012 a 2022 diretamente relacionadas as TICS na EM, onde os indicadores coautoria e idioma português (58%, 80%) tiveram maiores índices de incidência e dominância, dentro de uma abordagem detalhada, o software Geogebra apresentou-se como potencialmente mais usual dentro do cenário educativo. Portanto, ao se conhecer o nível de publicações nos últimos dez anos, acredita-se que a produtividade acadêmica no que concerne as TICs tende a se expandir cada vez mais no decorrer dos anos.
Abstract: This study entitled "Bibliometric study of scientific productions related to mathematics education using ICTs (2012-2022)" aimed to analyze scientific publications in journals through a bibliometric study related to Mathematics Education using Information and Communications Technology, between the years from 2012 to 2022. For this, a quantitative approach was used, of the bibliometric type, in which we sought to divide it into stages, with this the search tool was the electronic magazine Boletim em Educação Matemática (BOLEMA), using keywords, and relocating within the pre-described bibliometric indicators. The results obtained show that there were a total of 55 publications between 2012 and 2022 directly related to ICT in MS, where the indicators co-authorship and Portuguese language (58%, 80%) had higher incidence and dominance rates, within a detailed approach, the Geogebra software presented itself as potentially more common within the educational scenario. Therefore, when knowing the level of publications in the last ten years, it is believed that academic productivity regarding ICTs tends to expand more and more over the years.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5247
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.