DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/520
Título: Sistemas tutores inteligentes como recurso didático no ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): Intelligent tutors systems as a didactic resource in mathematics teaching
Autor(es): Carvalho, Renato Lopes de
Palavras-chave: Softwares educacionais;Sistemas Tutores Inteligentes;Ferramenta Pedagógica
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: With the advent of studies in the field of Informatics and Education, Information and Communication Technologies (ICTs) are gaining attention, by promoting development of computerized learning environments projects such as the Artificial Intelligence techniques (AI), the verification of range potential, highlighting the self-learning aided by computer. This paper aims to enhance the development and use of new technological tools that will contribute as a teaching resource in the teaching-learning some mathematics content, expanding possibilities and providing alternatives for students to build and produce their own knowledge. In this perspective, this project is the idea of using the computer as a tool in teaching aid. With the presentation of the prototype developed meeting the requirements of Intelligent Tutoring Systems fundamentals. Based on studies of educational software and specific features, it sought a way to materialization of the SIT, in order to provide learning activities, expanding objects that stimulate the cognitive ability of the student. In this way, he was thought to implement the SE under STI, to resolve or minimize assimilation problems of mathematical content, in which students are able to record relevant information, do exercises and tests, manage appointments and activities returns, reporting , view notes and income. This was all possible with the proposed ITS prototype, developed in JAVA language, using MySQL database to store information. Software usability analyzes were made that went through use-test and a questionnaire, which counted on the presence of three (3) teachers for evaluation. For a good evaluation a check on use of the software implementation was important because even after experienced by participating teachers, contributed to analyze all the software possibilities inability to achieve your goal. It is expected today that the pedagogical practices are articulated to technology, and the teacher has an important role in promoting new forms and teaching methodologies.
Descrição: Com o advento de estudos na área da Informática e Educação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ganhando atenção, através da promoção de projetos de desenvolvimento de ambientes educativos computadorizados, como as técnicas de Inteligência Artificial (AI), a verificação das potencialidades de alcance, ressaltando a autoaprendizagem auxiliada pelo computador. O presente trabalho tem como objetivo potencializar a elaboração e uso de novas ferramentas tecnológicas que venham a contribuir como recurso didático no processo ensino-aprendizagem de alguns conteúdos da matemática, ampliando possibilidades e proporcionando alternativas para que o aluno construa e produza seu próprio conhecimento. Nesta perspectiva, este projeto tem a ideia de utilizar o computador como uma ferramenta no auxilio didático. Com a apresentação do Protótipo desenvolvido atendendo aos requisitos de fundamentos de Sistemas Tutores Inteligentes. Baseado em estudos de softwares educacionais e características específicas, buscou-se uma forma de materialização do SIT, com o intuito de proporcionar atividades de aprendizagem, ampliando objetos que estimulem a capacidade cognitiva do aluno. Neste caminho, pensou-se em implementar o SE, sob STI, para solucionar ou minimizar problemas de assimilação de conteúdos matemáticos, no qual os alunos sejam capazes de registrar informações relevantes, fazer exercícios e provas, gerenciar consultas e retornos de atividades, emitir relatórios, visualizar notas e rendimento. Isto tudo foi possível com o protótipo de STI proposto, desenvolvido em linguagem JAVA, utilizando o banco de dados MySQL para armazenar informações. Foram feitas análises de usabilidade do software, que passou por uso-teste e aplicação de questionário, que contou com a presença de três (3) professores para a avaliação. Para uma boa avaliação foi importante uma verificação de uso acerca do software em implementação, pois o mesmo, após experimentado pelos professores participantes, contribuiu para analisar todas as possibilidades de incapacidade de software atingir seu objetivo. Espera-se, hoje, que as práticas pedagógicas sejam articuladas à tecnologia, e que o professor tenha papel importante em promover novas formas e metodologias de ensino.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/520
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas tutores inteligentes como recurso didático no ensino da matemática.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons