DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5164
Título: A prática docente na educação infantil:uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional no município de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Teaching practice in early childhood education: an analysis of teachers' experience reports in an educational center in the city of Parintins-AM
Autor(es): Conceição, Rafaela Pontes
Orientador(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: Criança;Educação Infantil;Prática Docente;Formação de Professores
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CONCEIÇÃO, Rafaela Pontes da. A prática docente na educação infantil - uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional no município de Parintins - AM. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: Este trabalho vem pesquisar sobre a prática docente na educação infantil: uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional infantil no município de Parintins-AM. O estudo tem como objetivo analisar a prática docente na educação infantil em um Centro de educação infantil localizado no Centro da cidade de Parintins/AM. Apresentando contribuições da prática docente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil, as metodologias utilizadas pelos professores para socialização das crianças nas atividades e as estratégias que possibilitem as crianças a ter autonomia e aprender valores no processo educativo na educação infantil. O Percurso metodológico é de natureza qualitativa e abordagem de caráter fenomenológico, por meio de estudos bibliográfico, técnicas de coleta de dados como entrevista semiestruturada, observação participante e questionário. Participarão da pesquisa 4 professores que atuam na educação infantil. Os teóricos que fundamentaram essa pesquisa foram Friedmann (2012), Maia (2012), Kuhlmann Jr. (2000), Nascimento (2015), Pimenta (2000), Nóvoa (1995), Andrade (2010), Brasil (1998), Tardif (2005) entre outros, na qual trazem contribuições necessárias acerca do estudo. Nesse sentido, por meio das leituras realizadas percebe-se até o momento que a escola de Educação Infantil precisa ser pensada como um espaço do ensino, saber, novas descobertas e experiências, tendo um olhar para as especificidades da realidade educativa, levando a criança à socialização e à ressignificação de valores e dos papéis sociais.
Abstract: This paper researches teaching practice in early childhood education: an analysis of teachers' experience reports in a children's educational center in the municipality of Parintins-AM. The study aims to analyze the teaching practice in early childhood education in a center of early childhood education located in the city center of Parintins/AM. Presenting contributions of teaching practice in the learning and development of children in early childhood education, the methodologies used by teachers for the socialization of children in activities and strategies that enable children to have autonomy and learn values in the educational process in early childhood education. The methodological path way is qualitative in nature and phenomenological approach, through bibliographic studies, data collection techniques such as semi-structured interview, participant observation and questionnaire. Four teachers working in early childhood education will participate in the research. The theorists who founded this research were Friedmann (2012), Maia (2012), Kuhlmann Jr. (2000), Nascimento (2015), Pimenta (2000), Nóvoa (1995), Andrade (2010), Brasil (1998), Tardif (2005) among others, in which they bring necessary contributions about the study. In this sense, through the readings performed, it is perceived until the moment that the school of Early Childhood Education needs to be thought of as a space of teaching, knowledge, new discoveries and experiences, having a look at the specificities of the educational reality, leading the child to socialization and the resignification of values and social roles.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5164
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.