DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Rafaela Pontes-
dc.date.available2023-10-13-
dc.date.available2023-10-09T13:33:14Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Rafaela Pontes da. A prática docente na educação infantil - uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional no município de Parintins - AM. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5164-
dc.description.abstractThis paper researches teaching practice in early childhood education: an analysis of teachers' experience reports in a children's educational center in the municipality of Parintins-AM. The study aims to analyze the teaching practice in early childhood education in a center of early childhood education located in the city center of Parintins/AM. Presenting contributions of teaching practice in the learning and development of children in early childhood education, the methodologies used by teachers for the socialization of children in activities and strategies that enable children to have autonomy and learn values in the educational process in early childhood education. The methodological path way is qualitative in nature and phenomenological approach, through bibliographic studies, data collection techniques such as semi-structured interview, participant observation and questionnaire. Four teachers working in early childhood education will participate in the research. The theorists who founded this research were Friedmann (2012), Maia (2012), Kuhlmann Jr. (2000), Nascimento (2015), Pimenta (2000), Nóvoa (1995), Andrade (2010), Brasil (1998), Tardif (2005) among others, in which they bring necessary contributions about the study. In this sense, through the readings performed, it is perceived until the moment that the school of Early Childhood Education needs to be thought of as a space of teaching, knowledge, new discoveries and experiences, having a look at the specificities of the educational reality, leading the child to socialization and the resignification of values and social roles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA prática docente na educação infantil:uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional no município de Parintins-AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in early childhood education: an analysis of teachers' experience reports in an educational center in the city of Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T13:33:14Z-
dc.creator.ID02362021203pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Leal , Gyane Karol Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612421517955162pt_BR
dc.contributor.referee3Batista Filho, Agdo Régis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591965833803584pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vem pesquisar sobre a prática docente na educação infantil: uma análise dos relatos de experiência dos professores em um centro educacional infantil no município de Parintins-AM. O estudo tem como objetivo analisar a prática docente na educação infantil em um Centro de educação infantil localizado no Centro da cidade de Parintins/AM. Apresentando contribuições da prática docente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil, as metodologias utilizadas pelos professores para socialização das crianças nas atividades e as estratégias que possibilitem as crianças a ter autonomia e aprender valores no processo educativo na educação infantil. O Percurso metodológico é de natureza qualitativa e abordagem de caráter fenomenológico, por meio de estudos bibliográfico, técnicas de coleta de dados como entrevista semiestruturada, observação participante e questionário. Participarão da pesquisa 4 professores que atuam na educação infantil. Os teóricos que fundamentaram essa pesquisa foram Friedmann (2012), Maia (2012), Kuhlmann Jr. (2000), Nascimento (2015), Pimenta (2000), Nóvoa (1995), Andrade (2010), Brasil (1998), Tardif (2005) entre outros, na qual trazem contribuições necessárias acerca do estudo. Nesse sentido, por meio das leituras realizadas percebe-se até o momento que a escola de Educação Infantil precisa ser pensada como um espaço do ensino, saber, novas descobertas e experiências, tendo um olhar para as especificidades da realidade educativa, levando a criança à socialização e à ressignificação de valores e dos papéis sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Moema Helena Koche de; ROCHA, Eloisa Acires Candal: BUSS- SIMÃO Márcia. Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia. Universidade do Sul de Santa Catarina. Educação em Revista Belo Horizonte, n°.34.2018. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. BARBOSA; Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In, ALBUQUERQUE, Simone Santos; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana (org). Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbah de; JOROSKY. Narda Helena. Práticas pedagógicas e formação de professores: vivências humanizadora em sala Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente -SIPD. PUPR 2015. BRASIL Ministério da Educação Secretaría de Educação Fundamental Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL- (Org.) Karina Rizek Lopes, Roseane Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria. Brasília/MEC/SEB/SEED,v.02, unidade 5, 2005. 64p. BUENO, E. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. 2010, 43 f. Trabalho Acadêmico (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, 2010. CABRAL, Ana Carla Ferreira Carvalhar. Formação de professores para a educação infantil: um estudo realizado em um Curso Normal Superior (Dissertação), PUC-Minas. Belo Horizonte, 2005. CIRIACO, Klinger Teodoro, YAMANAKA, Márcia Aparecida de Camargo Iniciação à Docência na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, Curitiba, v. 11, n.27, p. 105-132, jan/abr 2016. DELGADO, Ana Cristina Coll. O que nós adultos sabemos sobre infâncias, crianças e suas culturas, In. Revista Espaço Acadêmico nº34/março de 2004 DESLANDES, Suely Ferreira. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade/ Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora). 29. Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2012. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas 2000. GATELLI, Paola. Educação Infantil: o que faz a criança sentir-se pertencente ao espaço escolar? Centro Universitário Univates (Monografia). Lajeado, 2017. 54 GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social 6. ed-5. Reimp- São Paulo, 2010. GOLDENBERG, A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Sociais. 11 ed. - Rio de Janeiro: Record, 2009. HAGEMEYER, Regina Cely de Campos Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança Educar. Curitiba, n. 24, p. 67-85, 2004. Editora UFPR, 2004 HERMIDA, Jorge Fernando, ALEXANDRE, Walmyra Medeiros. Teoria e Prática nos Professores de Educação Infantil: O Lúdico, a Brincadeira e o Movimento na Práxis Educacional. Maceio-AL, Outubro de 2010. KUHLMANN JR., Moyses. Histórias da educação infantil brasileira. Fundação Carlos Chagas, São Paulo. Mai/Ago 2000. LA ROCA, Maria Eugencia Carvalho de. A Formação do professor de educação infantil: interfaces luso-brasileiras, UERRJ-FFP. 2012. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007. LIMA, Rita; SERGIO, Maria Cândida; SOUZA, Adriana Cristina de. A prática docente do professor da Educação Infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8, n.1, abril, 2012. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUSTIG, Andréa LEMES, CARLOS, Rinalda Bezerra; MENDES, Rosane Penha OLIVEIRA, María Izete de. Criança e infância: contexto histórico social. UNEMAT. 2014. MACKEY, Leticia, REGANHAN, Simone Gonçalves A importância da educação infantil no processo de escolarização. Revista das Faculdades Integradas Clarentianas - n° 2-janeiro/dezembro de 2009. MAIA, Janaina Nogueira. Concepções de criança, infância e educação dos professores de Educação Infantil. Universidade Católica Dom Bosco. (Dissertação). Campo Grande, 2012.. MORAES, Andréa Alzira de. Educação Infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção academia recente (1997-2002). (Dissertação). Florianópolis, 2005. NASCIMENTO, Claudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas.2008. NASCIMENTO, Edaniele Cristine Machado do. Processo histórico da educação infantil no Brasil: Educação ou Assistência? EDUCARE XII Congresso Nacional de Educação. 2015. NONO, Maevi Anabel. Identidade e Autonomia na Educação Infantil. UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas 2011. 55 OLIVEIRA, Fabiane Lopes de Formação de professores: a teoria à prática na construção do ser professor de Educação Infantil. (Tese). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017. OLIVEIRA, Zilma Ramos de Educação infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002 P. 187-2002. PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1974. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. RAUPP. M. D.; NEIVERTH, T. Retratos da Infância o conhecimento e o lúdico. In: Revista Retratos da Escola, Brasilia, v. 5. n. 9, p. 291-307. jul./dez. 2011. RAUPP, MD; ARCE, Alessandra. A formação de Professores de Educação Infantil: algumas questões para se pensar a profissional que atuará com crianças de 0 a 3 anos. In: ARCE, A; MARTINS, L. M. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alinea, 2012. SAITO, Heloísa Toshie Irie; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, e39210, 2018. SANTANA, Katiane Cardoso, MATA, Aurea Augusta Rodrigues. A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento do individuo, III 2016. SANTOS, Monise Mota dos; FRANÇA, Vanessa de Souza; SANTOS, Leandro dos Prática docente na Educação Infantil: relação do saber com a aprendizagem da ISSN 2170-0663, 2017. SANTOS, Nathalia Fernanda Ribeiro dos. Educação Infantil no Brasil: o paradigma entre o cuidar no centro de educação infantil Universidade Estadual de Londrina (Monografia), Londrina, 2010. SILVA, Dulcilene Rodrigues da; TAVARES, Daniel Moreira. Educação Infantil: avanços e desafios, onde o discurso e a prática se encontram. Estação Cientifica - Juiz de Fora, nº 15, janeiro - junho, 2016. SILVA, da; MONTEIRO, Stephanie Souza; RODRIGUES, Marinéa Figueira. A importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança. Revista Mosaico. 08 (2): 30-38; 2017. SOUZA, Eryka Clézia Dantas de; SANTOS, Rejane Maria Barreto; SANTOS, Sidney de França. Formação e atuação docente na Educação Infantil. 2010. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002. WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ZANELLA, Andréa Vieira Atuação docente e educação infantil: contribuições da Psicologia. Perspectiva. Florianopolis, v. 17, n. Especial, p. 73-83, jul./dez. 1999pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.