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Title: A relação da liderança com a motivação: Estudo de caso nos Supermercados Yroyak
Other Titles: The relationship between leadership and motivation: Case study at Yroyak Supermarkets
Authors: Silva, Juanderson Correia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Jinkings, Elaine Yaskara de Melo
Keywords: Administração - Curso;Liderança;estilos de liderança;motivação organizacional
Issue Date: 23-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Para que empresas sejam competitivas, os funcionários precisam estar engajados rumo aos objetivos traçados pela organização, portanto pesquisou-se a relação entre as lideranças praticadas nos supermercados Yroyak e a motivação de seus funcionários. Foi necessário identificar os principais estilos de liderança e as atitudes que incentivam os funcionários, identificar o nível de satisfação com as lideranças e fatores de motivação dos liderados, identificar também como a liderança vem interferindo na motivação das pessoas no ambiente de trabalho. Para isso realizou-se pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de estudo de caso, com aplicação de questionário. Dessa forma, verificou-se que os estilos Visionário, Democrático e Coercitivo são os mais praticados na empresa, com alta satisfação dos liderados com os líderes, os fatores de motivação estão satisfeitos e os líderes influenciam positivamente os funcionários, o que impõe a constatação de que de fato a liderança tem impacto fundamental na motivação dos funcionários nos supermercados Yroyak.
Abstract: For companies to be competitive, employees need to be engaged towards the goals set by the organization. Therefore, the relationship between the leadership practiced in Yroyak supermarkets and the motivation of their employees was investigated. It was necessary to identify the main leadership styles and attitudes that encourage employees, identify the level of satisfaction with leadership and employee motivation factors, also identify how leadership has been interfering with the motivation of people in the workplace. For this, a descriptive, quali-quantitative and case study research was carried out, with the application of a questionnaire. Therefore, it was found that the Visionary, Democratic and Coercive styles are the most practiced, there is also high employee satisfaction with the leaders, the motivation factors are satisfied and the leaders positively influence the employees, which imposes the observation that in fact, leadership has a fundamental impact on employee motivation at Yroyak supermarkets.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5158
Appears in Collections:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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