DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5117
Title: Análise das políticas públicas de inclusão dos estudantes surdos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Other Titles: Analysis of public inclusion policies for deaf students at the State University of Amazonas (UEA)
Authors: Soares, Ariela Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Bittencourt, Maryângela Aguiar
Keywords: Administração - Curso;Políticas Públicas;Estudantes Surdos;Inclusão na Universidade
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe fazer uma análise das políticas públicas de inclusão de alunos surdos nas escolas superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Manaus, marcado principalmente pela presença de intérpretes e tradutores de libras nas salas de aula acompanhando esses alunos. O artigo aborda uma introdução sobre o conceito de políticas públicas, principalmente no que diz respeito a políticas públicas de inclusão, e um esclarecimento sobre a legislação voltada para as pessoas surdas. Foi realizada uma pesquisa documental sobre as ações inclusivas para os estudantes surdos nas dez melhores universidades do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha de 2019 (RUF). A pesquisa é qualitativa e contou com o uso de entrevistas semi-estruturadas para dar mais liberdade nas falas dos entrevistados. Os instrumentos foram aplicados nos profissionais de Libras que atuam nas unidades da UEA que possuem alunos surdos. Além dos intérpretes foram analisadas outras formas de inclusão, como cotas para pessoas com deficiência, apoio dos professores e oferta de material didático. Ao final, foi feita uma reflexão sobre o assunto e sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento na área.
Abstract: This paper proposes an analysis of public policies for the inclusion of deaf students at the Amazonas State University’s (UEA) superior schools of Manaus, characterized mainly by the presence of interpreters and translators of deaf sign language in the classrooms accompanying these students. The article presents an introduction to the concept of public policies, especially in regard to public policies of inclusion, and an explanation of the legislation dedicated to deaf people. A documentary research on inclusive actions for deaf students was conducted in the top ten universities in Brazil, according to the Folha University Ranking 2019 (RUF). The research is qualitative and had the use of semi-structured interviews to give more freedom in the interviewees’ statements. The instruments were applied to deaf sign language professionals from UEA units that have deaf students. In addition to the interpreters, other forms of inclusion were analyzed, such as scholarships for people with disabilities, teacher support and provision of teaching material. After all, a reflection on the subject was made and some recommendations for development in the area were suggested.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5117
Appears in Collections:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.