DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5114
Título: A influência das cores da embalagem no processo de compra – estudo de caso da empresa RS embalagens
Título(s) alternativo(s): The influence of packaging colors on the purchasing process – case study of the company RS Packaging
Autor(es): Silva, Maynara Suani Carneiro Alves da
Orientador(es): Correia Filho, Wlademir Leite
Palavras-chave: Administração - Curso;Marketing;Comportamento do consumidor;Cor da embalagem
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo tem como objetivo entender como as cores das embalagens influenciam as pessoas no momento da compra e verificar sua influência nas embalagens produzidas por uma empresa de embalagens plásticas da cidade de Manaus. Novos produtos surgem no mercado a cada dia e com isso mais opções para o consumidor escolher. Para uma empresa se destacar é preciso que utilize estratégias de diferenciação e nesse contexto as cores da embalagem se tornam uma ferramenta importante. Ao compreender a influência que as cores tem no comportamento de compra elas passam a ser um instrumento de manipulação ou de dinamização de interesses do comprador. No que se refere à metodologia, a pesquisa é qualitativa e quantitativa e foram utilizados métodos estatísticos como técnica de análise. Os resultados revelaram que a empresa concorda que as embalagens influenciam no comportamento do comprador na função de atrair a atenção do mesmo e utilizam as cores como principal recurso para esse propósito. Em relação aos clientes da empresa, eles não consideram a embalagem como o principal elemento de atração da atenção do consumidor, mas partilham da opinião que as cores da embalagem podem ter essa qualidade.
Abstract: This study aims to understand how the colors of packaging influence people at the time of purchase and to verify their influence on packaging produced by a plastic packaging company in the city of Manaus. New products appear on the Market every day and with them, more options for the consumer to choose from. In order to make a company stand out, it is necessary to use differentiation strategies and in this context packaging colors are an important tool. By understanding the influence that colors have on buying behavior, they become na instrument for manipulating or stimulating the buyer’s interests. Regarding the methodology, the research is qualitative and quantitative and statistical methods were used as analysis technique. The results showed that the company agrees that packaging influences the buyer’s behavior in attracting attention and uses color as the main resource for this purpose. With regard to company’s customers, they do not consider packaging to be the main attraction of consumer attention, but they also share the view that packaging colors can have such an effect.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5114
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência das cores da embalagem no processo de compra – estudo de caso da empresa RS embalagens.pdf498,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.