DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5098
Title: Formação e atuação docente a importância do programa residência pedagógica na perspectiva dos licenciados em ciências biológicas no município de Tabatinga AM.
Other Titles: Training and teaching practice the importance of the pedagogical residency program from the perspective of graduates in biological sciences in the municipality of Tabatinga AM.
Authors: Souza, Luziane Hipólito de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Cristiane Suely Melo de
Keywords: Formação docente;Residência Pedagógica;Ciências Biológicas
Issue Date: 2-Oct-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: As experiências vividas no ambiente escolar ao longo do curso de licenciatura são muito importantes, pois servirão para aprimorar e qualificar o acadêmico na prática do ensino no exercício de sua profissão. O Programa Residência Pedagógica (RP) faz parte de uma iniciativa do Governo Federal através de uma Politica Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento e valorização da formação prática dos professores em processo formativo nos cursos de licenciatura proporcionando sua imersão no ambiente educacional. Assim, esta pesquisa se justifica pela necessidade de entender a importância dos programas de formação inicial de professores através da perspectiva dos licenciados em ciências biológicas. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo compreender a importância do programa Residência Pedagógica na formação e atuação docente na percepção dos licenciados em Ciências Biológicas no município de Tabatinga-AM. Buscando mostra a relação entre teoria e prática na formação e descrendo as principais barreiras encontradas no ambiente escolar, bem como relatar as principais contribuições que o programa oferece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa do tipo exploratória com aplicação de questionário com perguntas abertas para a coleta de dados. Para a análise dos resultados todas as respostas foram agrupadas e identificadas às respostas, mais frequentes. Através dos resultados pode-se observar o quanto o RP contribuiu de forma significativa para a formação docente.
Abstract: The experiences lived in the school environment throughout the degree course are very important, as they will serve to improve and qualify the academic in the practice of teaching in the exercise of their profession. The Pedagogical Residency Program (RP) is part of a Federal Government initiative through a National Teacher Training Policy that aims to induce the improvement and valorization of the practical training of teachers in the training process in undergraduate courses, providing their immersion in the environment educational. Thus, this research is justified by the need to understand the importance of initial teacher training programs from the perspective of graduates in biological sciences. Given this, the present work aimed to understand the importance of the Pedagogical Residency program in teaching training and performance in the perception of Biological Sciences graduates in the municipality of Tabatinga-AM. Seeking shows the relationship between theory and practice in training and discrediting the main barriers found in the school environment, as well as reporting the main contributions that the program offers. This is a qualitative and quantitative exploratory research using a questionnaire with open questions for data collection. To analyze the results, all responses were grouped and identified as the most frequent responses. Through the results it can be seen how significantly PR contributed to teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5098
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.