DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5084
Título: Poluição da Água por Esgostos Domésticos: uma Proposta de Oficinba Temática para o Ensino de Química
Título(s) alternativo(s): Water Pollution by Domestic Sewage: a workshop proposal theme for Chemistry Teaching
Autor(es): Silva, Ronilson da Silva e
Orientador(es): Pacheco, Viviane Fagundes
Palavras-chave: Ensino de Química;Chemistry teaching;oficinas temáticas;thematic workshops;processo de eutrofização;eutrophication process
Data do documento: 10-Nov-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Vivemos em uma sociedade caracterizada pelo convívio com a ciência e a tecnologia. Dessa forma é essencial que os indivíduos sejam alfabetizados cientificamente e tecnologicamente. A partir dessas considerações, buscamos com este trabalho contribuir com alfabetização cientifica e tecnológica dos estudantes através da oficina temática “Poluição da água por esgoto doméstico: processo de eutrofização” em uma perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Desenvolvida no âmbito do componente curricular Estágio Supervisionado III, na qual foi prevista a concepção, elaboração e implementação das oficinas temáticas em aulas de Química para 1° ano do Ensino Médio na cidade de Tefé. Esta contemplou atividades como roteiro de entrevista, questões norteadoras, aula expositiva e experimentação. As atividades da oficina temática possibilitam a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos, que contribuíram para a compreensão da temática, possibilitando que os alunos (re)signifique o problema com uma leitura mais crítica, participação ativa nas atividades da oficina, argumentação a partir da experimentação, essencial para tomada de decisões consciente, além de auxiliar os alunos na percepção sociais acerca da temática trabalhada. Conclui-se, portanto que, a aplicação da oficina temática, desenvolvida neste trabalho é relevante para a alfabetização científica, pois irá ajudar na formação cidadã dos estudantes, visto que contribui para que o aluno repense e reflita sobre a temática abordada.
Abstract: We live in a society characterized by coexistence with science and technology. Therefore, it is essential that individuals are literate scientifically and technologically. Based on these considerations, we seek with this work contributes to students’ scientific and technological literacy through thematic workshop “Water pollution from domestic sewage: eutrophication process” in a Science-Technology-Society (STS) perspective. Developed within the scope of curricular component Supervised Internship III, in which the design, preparation and implementation of thematic workshops in Chemistry classes for the 1st year of High school in the city of Tefé. This included activities such as interview script, guiding questions, lecture and experimentation. Thematic workshop activities enable the exploration of students’ prior knowledge, which contributed to understanding the theme, enabling students to (re)signify the problem with a more critical reading, active participation in workshop activities, argumentation from experimentation, essential for conscious decision-making, in addition to helping students in the social perception of the topic discussed. It is therefore concluded that the application of the thematic workshop, developed in this work, is relevant to literacy scientific, as it will help in the citizenship training of students, as it contributes to the student rethinks and reflects on the topic addressed.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5084
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poluição da Água por Esgotos Domésticos uma proposta de oficina temática para Ensino de Química.pdf339,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.