DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5084
Titel: Poluição da Água por Esgostos Domésticos: uma Proposta de Oficinba Temática para o Ensino de Química
Sonstige Titel: Water Pollution by Domestic Sewage: a workshop proposal theme for Chemistry Teaching
Autor(en): Silva, Ronilson da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: Pacheco, Viviane Fagundes
Stichwörter: Ensino de Química;Chemistry teaching;oficinas temáticas;thematic workshops;processo de eutrofização;eutrophication process
Erscheinungsdatum: 10-Nov-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Vivemos em uma sociedade caracterizada pelo convívio com a ciência e a tecnologia. Dessa forma é essencial que os indivíduos sejam alfabetizados cientificamente e tecnologicamente. A partir dessas considerações, buscamos com este trabalho contribuir com alfabetização cientifica e tecnológica dos estudantes através da oficina temática “Poluição da água por esgoto doméstico: processo de eutrofização” em uma perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Desenvolvida no âmbito do componente curricular Estágio Supervisionado III, na qual foi prevista a concepção, elaboração e implementação das oficinas temáticas em aulas de Química para 1° ano do Ensino Médio na cidade de Tefé. Esta contemplou atividades como roteiro de entrevista, questões norteadoras, aula expositiva e experimentação. As atividades da oficina temática possibilitam a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos, que contribuíram para a compreensão da temática, possibilitando que os alunos (re)signifique o problema com uma leitura mais crítica, participação ativa nas atividades da oficina, argumentação a partir da experimentação, essencial para tomada de decisões consciente, além de auxiliar os alunos na percepção sociais acerca da temática trabalhada. Conclui-se, portanto que, a aplicação da oficina temática, desenvolvida neste trabalho é relevante para a alfabetização científica, pois irá ajudar na formação cidadã dos estudantes, visto que contribui para que o aluno repense e reflita sobre a temática abordada.
Zusammenfassung: We live in a society characterized by coexistence with science and technology. Therefore, it is essential that individuals are literate scientifically and technologically. Based on these considerations, we seek with this work contributes to students’ scientific and technological literacy through thematic workshop “Water pollution from domestic sewage: eutrophication process” in a Science-Technology-Society (STS) perspective. Developed within the scope of curricular component Supervised Internship III, in which the design, preparation and implementation of thematic workshops in Chemistry classes for the 1st year of High school in the city of Tefé. This included activities such as interview script, guiding questions, lecture and experimentation. Thematic workshop activities enable the exploration of students’ prior knowledge, which contributed to understanding the theme, enabling students to (re)signify the problem with a more critical reading, active participation in workshop activities, argumentation from experimentation, essential for conscious decision-making, in addition to helping students in the social perception of the topic discussed. It is therefore concluded that the application of the thematic workshop, developed in this work, is relevant to literacy scientific, as it will help in the citizenship training of students, as it contributes to the student rethinks and reflects on the topic addressed.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5084
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Poluição da Água por Esgotos Domésticos uma proposta de oficina temática para Ensino de Química.pdf339,42 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.