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Título: A gestão escolar na Escola municipal Irmã Cristine, no município de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): School management at the Irmã Cristine municipal school, in the municipality of Parintins-AM
Autor(es): Gaia, Luane Rodrigues
Orientador(es): Souza, Elizeu da Silva
Palavras-chave: Gestão Escolar;Participação;Ensino Aprendizagem
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GAIA, Luane Rodrigues. A gestão escolar na Escola municipal Irmã Cristine, no município de Parintins-AM. 2023. 61f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: Compreender como são deliberadas as decisões na Escola Municipal Irmã Cristine no Município de Parintins – AM foi o que motivou desenvolver este trabalho de conclusão de curso. Uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionários aos professores e entrevista à gestora e coordenadora pedagógica. Dentre os teóricos que embasaram o trabalho, estão: Brito (2013), Dalmás (2003) Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Luck (2009), Maia & Costa (2011), Paro (2010) Veiga (2001). Através deste estudo constatou-se que a gestão busca meios para ampliar a participação dos sujeitos nos processos de tomada de decisão de modo que realiza essa abertura através dos encontros organizados pela instituição, que apesar da gestão desenvolver ações que coadunam com práticas de uma gestão democráticas, ainda há resquício de práticas de uma gestão burocrática de administração, caracterizada como autoritária. Evidenciou-se a necessidade de um planejamento que esteja em consonância com todos os agentes envolvidos no desenvolvimento de ensino/aprendizagem dos alunos, no que tange o progresso da questão democrática no contexto escolar ainda necessita de medidas mais incisivas, ou seja, mais compromisso tanto por parte de sua gestão, assim como também do corpo docente.
Abstract: Understanding how decisions are made at the Irmã Cristine municipal school in the municipality of Parintins - AM was what motivated us to develop our course completion work. A qualitative research, with the application of questionnaires to the teachers and interview to the manager and pedagogical coordinator. Among the theorists who supported our work are: Brito (2013), Dalmás (2003) Libâneo, Oliveira and Toschi (2005), Luck (2009), Maia & Costa (2011), Paro (2010) Veiga (2001). Through this study it was found that the management seeks ways to increase the participation of subjects in the decision-making processes so that it realizes this opening through the meetings organized by the institution, which despite the management developing actions that are in line with democratic management practices, there is still a remnant of bureaucratic administration practices, characterized as authoritarian. The need for planning that is in line with all the agents involved in the development of teaching/learning of students was evidenced, regarding the progress of the democratic issue in the school context, it still needs more incisive measures, that is, more commitment both by its management, as well as by the teaching staff.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5080
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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