DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5075
Título: O folguedo natalino pastorinhas: uma possibilidade para o ensino na escola São Pedro do Parananema em Parintins -AM
Título(s) alternativo(s): Christmas festivities: a possibility for teaching at the São Pedro do Parananema school in Parintins -AM
Autor(es): Silva, Cleiciane Assayag
Orientador(es): Vasconcelos, Georgina Terezinha
Palavras-chave: Folguedo Natalino;Pastorinhas;Cultura;Escola
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Cleiciane Assayag da.O folguedo natalino pastorinhas: uma possibilidade para o ensino na escola São Pedro do Parananema em Parintins-AM. 2023. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: A presente pesquisa tece discussões acerca da temática “O Folguedo Natalino Pastorinhas: Uma Possibilidade Para o Ensino na Escola São Pedro do Parananema em Parintins – AM”, e os objetivos que permearam a pesquisa foram: Conhecer como se apresenta na literatura o folguedo pastorinhas dando um foco a realidade local. Verificar como os professores trabalham a importância do folguedo pastorinhas nas suas vivências em sala de aula. Analisar de que maneira se dá a articulação entre o folguedo pastorinhas e os conteúdos ensinados na escola como produção de conhecimentos. Os autores que nortearam a pesquisa foram: Geertz (1989, 2008.), Malinowski (2009, 2019), Candau (2003), assim como outros que ajudaram na construção do trabalho, contribuindo com a sua importância, e dando significado ao folguedo natalino pastorinhas. Os sujeitos investigados nessa pesquisa foram 3 três professoras, formadas no magistério e pós-graduadas. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando uma abordagem dialética, e como método de procedimento etnográfico. Sendo assim, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a observação participante e questionário para os professores. Dessa maneira podemos perceber com a pesquisa, a grande importância cultural e social que a pastorinha tem para alunos, professores e comunitários de um modo geral, por tratar-se de uma cultura que ainda permanece viva nos dias atuais, sendo passada de geração a geração. E de acordo com o trabalho pesquisado, os professores são peças fundamentais para que as crianças tenham contato com essa cultura, para que a mesma não caia no esquecimento.
Abstract: This research weaves discussions about the theme "The Christmas Folguedo Pastorinhas: A Possibility for Teaching at the São Pedro do Parananema School in Parintins – AM". And the objectives that permeated the research were: To know how the literature presents the shepherd folguedo giving a focus to the local reality. To verify how teachers work the importance of the shepherd folguedo in their experiences in the classroom. To analyze how the articulation between the shepherd slack and the contents taught in school as knowledge production takes place. The authors who guided the research were: Geertz (1989, 2008.), Malinowski (2009, 2019), Candau (2003), as well as others who helped in the construction of the work, contributing with its importance, and giving meaning to the Christmas break pastorinhas. The subjects investigated in this research were 3 three teachers, graduated in teaching and postgraduates. The research is qualitative, using a dialectical approach, and as a method of ethnographic procedure. Therefore, we used as instruments for data collection the participant observation and questionnaire for teachers. In this way we can perceive with the research, the great cultural and social importance that the shepherdess has for students, teachers and community in general, because it is a culture that still remains alive today, being passed down from generation to generation. And teachers, according to the researched work, are fundamental pieces for children to have contact with this culture, so that it does not fall into oblivion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5075
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.