DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cleiciane Assayag-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2023-09-25T13:24:10Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Cleiciane Assayag da.O folguedo natalino pastorinhas: uma possibilidade para o ensino na escola São Pedro do Parananema em Parintins-AM. 2023. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5075-
dc.description.abstractThis research weaves discussions about the theme "The Christmas Folguedo Pastorinhas: A Possibility for Teaching at the São Pedro do Parananema School in Parintins – AM". And the objectives that permeated the research were: To know how the literature presents the shepherd folguedo giving a focus to the local reality. To verify how teachers work the importance of the shepherd folguedo in their experiences in the classroom. To analyze how the articulation between the shepherd slack and the contents taught in school as knowledge production takes place. The authors who guided the research were: Geertz (1989, 2008.), Malinowski (2009, 2019), Candau (2003), as well as others who helped in the construction of the work, contributing with its importance, and giving meaning to the Christmas break pastorinhas. The subjects investigated in this research were 3 three teachers, graduated in teaching and postgraduates. The research is qualitative, using a dialectical approach, and as a method of ethnographic procedure. Therefore, we used as instruments for data collection the participant observation and questionnaire for teachers. In this way we can perceive with the research, the great cultural and social importance that the shepherdess has for students, teachers and community in general, because it is a culture that still remains alive today, being passed down from generation to generation. And teachers, according to the researched work, are fundamental pieces for children to have contact with this culture, so that it does not fall into oblivion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolguedo Natalinopt_BR
dc.subjectPastorinhaspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO folguedo natalino pastorinhas: uma possibilidade para o ensino na escola São Pedro do Parananema em Parintins -AMpt_BR
dc.title.alternativeChristmas festivities: a possibility for teaching at the São Pedro do Parananema school in Parintins -AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T13:24:10Z-
dc.creator.ID018988572-61pt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Georgina Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento Filho, Virgílio Bandeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tece discussões acerca da temática “O Folguedo Natalino Pastorinhas: Uma Possibilidade Para o Ensino na Escola São Pedro do Parananema em Parintins – AM”, e os objetivos que permearam a pesquisa foram: Conhecer como se apresenta na literatura o folguedo pastorinhas dando um foco a realidade local. Verificar como os professores trabalham a importância do folguedo pastorinhas nas suas vivências em sala de aula. Analisar de que maneira se dá a articulação entre o folguedo pastorinhas e os conteúdos ensinados na escola como produção de conhecimentos. Os autores que nortearam a pesquisa foram: Geertz (1989, 2008.), Malinowski (2009, 2019), Candau (2003), assim como outros que ajudaram na construção do trabalho, contribuindo com a sua importância, e dando significado ao folguedo natalino pastorinhas. Os sujeitos investigados nessa pesquisa foram 3 três professoras, formadas no magistério e pós-graduadas. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando uma abordagem dialética, e como método de procedimento etnográfico. Sendo assim, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a observação participante e questionário para os professores. Dessa maneira podemos perceber com a pesquisa, a grande importância cultural e social que a pastorinha tem para alunos, professores e comunitários de um modo geral, por tratar-se de uma cultura que ainda permanece viva nos dias atuais, sendo passada de geração a geração. E de acordo com o trabalho pesquisado, os professores são peças fundamentais para que as crianças tenham contato com essa cultura, para que a mesma não caia no esquecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Moacir Couto de. Aspectos da Antropologia Cultural do Amazonas. Manaus: Ed. Madrugada, 1978. ANDRADE, Moacir Couto de. Manaus: ruas, fachadas e varandas. Manaus: Humberto Calderaro, 1985. ANHORN, Carmen Teresa Gabriel. CANDAU, Vera Maria. A questão didática e a perspectivamulticultural : uma articulação necessária. PUC- Rio, 2000 BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. São Paulo: Hucitec, 2002. BAZE, Abrahin. Luso Sporting Club- A sociedade portuguesa no Amazonas. Manaus: Ed. Valer, 2007. BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. CANDAU, Vera Maria (org.). Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DP&A. 2003 CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio. Educação escolar e cultura(s):construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23, p.156-168, maio/ago. 2003. CARDOSO OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, Vol. 39, No. 1 (1996), pp. 13-37 CARVALHEIRA, Luiz Maurício Britto. Por um teatro do povo e da terra – Hermilo Borba Filho e o Teatro do Estudante de Pernambuco. Recife: FUNDARPE, 1986. CAROZZE, ValquiriaMaroti. Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições. São Paulo, Alameda, 2014. CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 2ª. Ed. Rio de Janeiro, INL/MEC, 1962. FLEURY, Nelson Rafael. Histórias não cotadas. Goiânia: Ed. da PUC/Goiás, 2010. Flick, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa/ Uwe Flick; tradução Joice Elias Costa. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2009.450 p. ; 25 cm. FRADE, Cáscia. Folclore. 2ª ed. São Paulo: Global, 1997. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A, 1989. GIFFONI, Maria Amália Corrêa. Danças Folclóricas Brasileiras: Sistematização Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1955. 41 Gil, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. HUGUES, Fiona. O espaço estético entre a mimesis e a expressão. In: DUARTE, Rodrigues; FIGUEREDO, Vírginia. (Org). Mimesis e expressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino do Teatro. 2ª ed. Campinas/SP: ed. Papirus, 2001. JAYME, Jarbas. Esboço Histórico de Pirenópolis. Pirenópolis/Estado de Goiás. Imprensa Oficial da Universidade Federal de Goiás, 1971. JULIA, D. La culturescolairecommeobjethistorique: 1995. Traduzido por Gizele de Souza: Revista brasileira de história da educação, Paraná, n.1, jan/jun. 2001. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Editora Ubu, 2019 MALINOWSKI, Bronislaw. Uma teoria científica de cultura. Tradução Marcelina Amaral. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. MANN, Peter H. Métodos de investigação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.3.ed. São Paulo: Hucitec/ Rio de Janeiro: Abrasco, 1996. Observação participante in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$observacao-participante acesso em: 01 de junho de 2019 ás 17:45: Por Jefferson Evandro Machado Ramos Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994). RIBEIRO, Darcy (1985), Teoria do Brasil, Petrópolis: Ed. Vozes. SACRISTÁN, José Gimeno. A educação obrigatória. Porto Alegre: Artmed, 2001. SILVA, F. C. T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa, Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006. Souza, Basílio José Tenório de . A cultura das pastorinhas natalinas em Parintins / Basílio José Tenório de Souza. 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.