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Título: Educação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.6392003 na escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins
Título(s) alternativo(s): Anti-racist education in the school environment: an analysis based on law 10.6392003 at the Mércia Cardoso Coimbra municipal school in Parintins
Autor(es): Costa, Brena Layla Melo da
Orientador(es): Vasconcelos, Georgina Terezinha
Palavras-chave: Educação antirracista;Escola;Lei 10.639/2003
Data do documento: 5-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Brena Layla Melo da. Educação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.6392003 na escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins. 2023. 41f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: Educação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.639/2003 na Escola Municipal “Mércia Cardoso Coimbra” em Parintins-AM, esta pesquisa visa analisar como a referida escola trabalha as questões antirracistas segundo os preceitos propostos na lei 10.639/03, bem como averiguar a concepção de professores a respeito dos dispositivos que regem a lei 10.639/03; identificar se a escola trabalha os conteúdos curriculares com base no que propõe a lei 10.639/03, para uma educação antirracista e investigar se existem dificuldades em trabalhar os dispositivos da lei relacionadas a sua aplicação. A metodologia empregada na elaboração deste estudo consiste primeiramente em uma pesquisa bibliográfica, por meio de leituras de autores como Gomes (2011), Pantoja (2004), Souza (2012), entre outros, sendo de enfoque fenomenológico e de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação, a aplicação de questionários e a elaboração de quadros. E como resultados finais, constatou-se que apenas um professor dentre os pesquisados, desconhece a lei 10.639/03 e evidenciou-se que a escola promove a aplicação da lei 10.639/03 no dia-a-dia escolar, além de desenvolver projetos interdisciplinares conforme as datas comemorativas para trabalhar as questões étnico-raciais por meio de diversas temáticas.
Abstract: This Course Completion Work has as its theme: Anti-racist education in the school environment: an analysis from the law 10.639/2003 at the Municipal School “Mércia Cardoso Coimbra” in Parintins-AM, this research aims to analyze how the referred school works the questions anti-racists according to the precepts proposed in law 10.639/03, as well as to investigate the conception of teachers regarding the devices that govern law 10.639/03; identify whether the school works with curriculum content based on what law 10.639/03 proposes, for an anti-racist education and investigate whether there are difficulties in working with the provisions of the law related to its application. The methodology used in the elaboration of this study consists primarily of a bibliographical research, through readings of authors such as Gomes (2011), Pantoja (2004), Souza (2012), among others, being of a phenomenological approach and of a qualitative nature, using observation, the application of questionnaires and the elaboration of tables were used as data collection instruments. And as final results, it was found that only one teacher among those surveyed is unaware of law 10.639/03 and it was evidenced that the school promotes the application of law 10.639/03 in the school day-to-day, in addition to developing interdisciplinary projects according to commemorative dates to work on ethnic-racial issues through various themes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5072
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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