DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Brena Layla Melo da-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2023-09-19T15:57:34Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.identifier.citationCOSTA, Brena Layla Melo da. Educação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.6392003 na escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins. 2023. 41f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5072-
dc.description.abstractThis Course Completion Work has as its theme: Anti-racist education in the school environment: an analysis from the law 10.639/2003 at the Municipal School “Mércia Cardoso Coimbra” in Parintins-AM, this research aims to analyze how the referred school works the questions anti-racists according to the precepts proposed in law 10.639/03, as well as to investigate the conception of teachers regarding the devices that govern law 10.639/03; identify whether the school works with curriculum content based on what law 10.639/03 proposes, for an anti-racist education and investigate whether there are difficulties in working with the provisions of the law related to its application. The methodology used in the elaboration of this study consists primarily of a bibliographical research, through readings of authors such as Gomes (2011), Pantoja (2004), Souza (2012), among others, being of a phenomenological approach and of a qualitative nature, using observation, the application of questionnaires and the elaboration of tables were used as data collection instruments. And as final results, it was found that only one teacher among those surveyed is unaware of law 10.639/03 and it was evidenced that the school promotes the application of law 10.639/03 in the school day-to-day, in addition to developing interdisciplinary projects according to commemorative dates to work on ethnic-racial issues through various themes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.titleEducação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.6392003 na escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintinspt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist education in the school environment: an analysis based on law 10.6392003 at the Mércia Cardoso Coimbra municipal school in Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T15:57:34Z-
dc.creator.ID032944032-24pt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Georgina Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Georgina Terezinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee2Amoedo, Francisca Keila Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: Educação antirracista no ambiente escolar: uma análise a partir da lei 10.639/2003 na Escola Municipal “Mércia Cardoso Coimbra” em Parintins-AM, esta pesquisa visa analisar como a referida escola trabalha as questões antirracistas segundo os preceitos propostos na lei 10.639/03, bem como averiguar a concepção de professores a respeito dos dispositivos que regem a lei 10.639/03; identificar se a escola trabalha os conteúdos curriculares com base no que propõe a lei 10.639/03, para uma educação antirracista e investigar se existem dificuldades em trabalhar os dispositivos da lei relacionadas a sua aplicação. A metodologia empregada na elaboração deste estudo consiste primeiramente em uma pesquisa bibliográfica, por meio de leituras de autores como Gomes (2011), Pantoja (2004), Souza (2012), entre outros, sendo de enfoque fenomenológico e de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação, a aplicação de questionários e a elaboração de quadros. E como resultados finais, constatou-se que apenas um professor dentre os pesquisados, desconhece a lei 10.639/03 e evidenciou-se que a escola promove a aplicação da lei 10.639/03 no dia-a-dia escolar, além de desenvolver projetos interdisciplinares conforme as datas comemorativas para trabalhar as questões étnico-raciais por meio de diversas temáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518versaofinalsite.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. BRASIL. Lei 10.639, de 9 de jan. De 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dez. de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 10 jan. 2023. BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 10 jan. 2023. BRZEZINSKI, I. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Sociedade. Revista de Ciência da Educação, CEDES, Campinas, v.29, n.105, p. 1.139-1.166, set./dez. 2008. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. FELISBERTO, Fernanda. A África na sala de aula: recuperando a identidade afro-brasileira na História e na Literatura. In:GOMES, Nilma Lino. Tempos de lutas:as Ações Afirmativas no contexto brasileiro. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006, p. 69-79. FLECK, B. V. Literatura Infantil. Caderno Pedagógico, UDESC/CEAD, Florianópolis: 2003. p. 82. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 3. ed. Manaus: Valer, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas?. São Paulo: Madani. Adv.br, 2002. 39 Disponível em: < http://www.madani.adv.br/aula/Frederico/GIL.pdf. Acesso em: 10 de jan, 2023. GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Candau (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergência e a produçãos dos saberes. Política e Sociedade, Florianópolis, v.10, n. 18, p. 133-154, abril, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175- 7984.2011v10n18p133>. Acesso em: 10 jan. 2023. GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, v.14, n.47, p.19-33, jan./mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n47/03.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2023. HOFFMANN, J. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. –Porto Alegre: Mediação, 2012. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013. MARQUES, E.P; PELICIONI, M.C.F; PEREIRA, I.MT.B. Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.17 n.3 São Paulo dez. 2007. MOORE, Carlos. A África que incomoda: sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010. MOREIRA, R.C; VIANA, C.S. Avanços e desafios na implementação da lei 10.639/2003: um estudo na rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim/BA. Trilhas Pedagógicas, v. 5, n. 5, Ago. 2015, p. 150-167. MOTA NETO, João Colares da; STRECK, Danilo R. Fontes da educação popular na América Latina. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, p. 207-223, nov./dez. 2019. MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Universidad de Lisboa. Revista Educación, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. OLIVA, Anderson Ribeiro. A África, o imaginário ocidental e os livros didáticos -Reflexão de uma pesquisa acerca do ensino de História da África. In: ROCHA, Maria José; PANTOJA, Selma. Rompendo silêncios: história da África nos currículos da educação básica. Brasília: [s.n.], 2004. PANTOJA, Selma. A África imaginada e a África real. In: ROCHA, Maria José; PANTOJA, Selma. Rompendo silêncios:história da África nos currículos da educação básica. Brasília: [s.n.], 2004. ROCHA, Solange; SILVA, José Antonio Novaes da. À luz da Lei 10.639/03, avanços e desafios: movimentos sociais negros, legislação educacional e experiências pedagógicas. Revista da ABPN, v. 5, n. 11, p. 55-82, jul/out. 2013. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/download/189/185/>. Acesso em: 10 jan. 2023. SCHNEIDER, Fernanda Chagas e SCHNEIDER, Carolina Chagas. Escola para todos: promovendo uma educação antirracista – Planos de aula comentados. Fundação Telefônica Vivo, São Paulo, 2021. SILVA, Karla Souza da; ACCORSI, Ana Maria Bueno. Protagonismo negro na literatura infantil: por uma abordagem antirracista do texto literário. Revista Científica Eletrônica da UERGS, v. 7, n. 3, p. 275-283, 29 dez, 2021. SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012. SOUZA, Janyne B. de. Avanços e desafios no processo de implementação e inclusão da lei 10.639/03: um estudo da rede municipal de ensino de Jequié-BA. Educon, Aracajú, v. 10, n.01, p. 1-13, setembro, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8978/16/Avancos_e_desafios_no_processo_de_implementacao_e_inclusao_da_lei_10639.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. TROYNA, Barry; CARRINGTON, Bruce. Education, racism and reform. London: Routledge, 1990. ZILBERMAN, R. Literatura Infantil: Livro, Leitura, Leitor. In: ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para a criança. 4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.