DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Marcos Gomes-
dc.date.available2023-09-13-
dc.date.available2023-09-14T17:04:16Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5057-
dc.description.abstractThis article presents a study on the exploration of geometric investigative tasks through folding and cutting, which had the general objective of analyzing the discoveries of students in an 8th grade class of elementary school in a public school in Tefé - AM. Of the specific objectives, they had to describe the findings arising from the investigative task involving flat figures, highlight their involvement during the task and identify the difficulties that occurred during the task. The data from this scientific study with a qualitative approach, the instruments used to collect the data were the researcher's and students' notebooks, a voice recorder and participant observation as a technique. For data analysis, a qualitative descriptive analysis was used. As a result of this work, it was proven that probing geometric investigative tasks exploring folds and cuts stimulates the student to build knowledge with autonomy, since they found mathematical relationships involving flat figures emphasizing symmetry, perpendicularity and also the concept of triangles. By using one fold and two cut found quadrilaterals and triangles. Therefore, the development of investigative tasks in the classroom can contribute to both teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical investigationpt_BR
dc.subjectTarefas investigativaspt_BR
dc.subjectInvestigative taskspt_BR
dc.subjectAprendizagem de geometriapt_BR
dc.subjectGeometry learningpt_BR
dc.titleInvestigações Geométricas Explorando Dobragens e Cortes de Figuras Planas um uma Turma do 8º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeGeometric Investigations Exploring Folding and Cutting of Flat Figures in an 8th year Elementary School Classpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T17:04:16Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Carlos José Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4741591056883207pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta um estudo sobre a exploração de tarefas investigativas geométricas por meio de dobragens e cortes, que teve como objetivo geral analisar as descobertas dos alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Tefé – AM. Dos objetivos específicos tiveram que descrever as descobertas oriundas da tarefa investigativa envolvendo figuras planas, destacar qual foi o envolvimento deles durante a tarefa e identificar as dificuldades que apresentaram durante a realização da tarefa. Os dados deste estudo de cunho científico com abordagem qualitativa, os instrumentos utilizados para coletar os dados foram caderno de anotações do pesquisador e dos alunos, gravador de voz e como técnica observação participante. Para a análise de dados foi utilizada a análise descritiva qualitativa. Como resultado desse trabalho verificou-se que a sondagem de tarefas investigativas geométricas explorando dobragens e cortes estimula o aluno a construir conhecimentos com autonomia, visto que, eles encontraram relações matemáticas envolvendo figuras planas enfatizando simetria, perpendicularidade e também conceito de triângulos. Ao usar uma dobragem e dois cortes encontraram quadriláteros e triângulos. Portanto, o desenvolvimento de tarefas investigativas em sala de aula pode contribuir tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST_TCC_2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.