DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5051
Título: A Importância do Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma visão dos Professores de Física Autantes no ensino Médio
Título(s) alternativo(s): The Importance of Teaching Modern and Contemporary Physics in High School a view of Physics Teachers in High School
Autor(es): Monteiro, Raiane Ferreira
Orientador(es): Silva, Gabriel de Lima e
Palavras-chave: Física Moderna Contemporânea;Modern and Contemporary Physics;Ensino Médio;High school;Ensino de Física;Physics Teaching
Data do documento: 22-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O trabalho em questão busca descrever a importância de a Física Moderna estar inserida na matriz curricular do Ensino Médio. Além da pesquisa bibliográfica com trabalhos publicados sobre o tema, foi realizado um levantamento de informações com os professores atuantes nas escolas públicas da cidade de Tefé-AM na disciplina de Física do Ensino Médio-EM, além desses, participaram professores não atuantes nesse nível de ensino e os ex-alunos do EM que atualmente são acadêmicos na Universidade do Estado do Amazonas-UEA em diversos cursos de graduação. Com intuito de conhecer as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores atuantes, as expectativas dos não atuantes e se os acadêmicos tiveram algum contato com temas de Física Moderna e Contemporânea – FMC no Ensino Médio. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos documentos oficiais que regem a educação brasileira a fim de saber como a FMC está sendo apresentada nesses documentos.
Abstract: The paper in question seeks to describe the importance of aspects of Modern Physics being inserted into the curriculum of High School. In addition to the bibliographical search with papers on the subject, a survey of information was carried out with teachers working in public schools in the city of Tefé in the subject of Physics of High School, in addition to these, teachers who did not work at this level of teaching and former students of High School who are currently academics at the State University of Amazonas in several undergraduate courses. To know the possible difficulties faced by active teachers, the expectations of non-acting ones and if the academics had any contact with Modern and Contemporary Physics in High School. In addition, bibliographical research was carried out in the official documents that govern Brazilian education to know how this issue is being presented in these documents.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5051
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.