DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5050
Título: A Importância da Formação Continuada Ofertada ao Professor de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The Importance of Continuing Training Offered to Portuguese Language Teachers in the 9th year of Elementary School
Autor(es): Carmo, kissia de Paula Pinheiro do
Orientador(es): Costa, Teresinha de Jesus de Sousa
Palavras-chave: Formação continuada;Continuing education;Dificuldades;Difficulties;Professores;Teachers
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo objetivou investigar que tipo de formação os professores do 9° ano do ensino fundamental, de língua portuguesa, necessitam para uma prática inovadora em sala de aula. Evidenciar a importância da formação continuada para a práxis docente, transcrever as qualidades necessárias para o professor inovador, identificar os programas de formação docente oferecidos aos docentes do 9º ano nos últimos três anos, investigar junto aos professores suas dificuldades para continuar seus estudos e elencar as consequências da ausência de formação continuada para os docentes de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada para tal investigação baseou-se na pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos como Moreira (2002), Souza (2008), Moran (2015), Camargo (2018), Farias Filho (2015), Gil (1999) e Severino (2010) e pesquisa de campo, utilizando de pesquisa qualitativa e do questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi realizado em uma escola da rede pública na cidade de Tefé-AM, tendo como público alvo 05 educadores desta modalidade. Os resultados foram analisados de forma descritiva, onde apontam que os sistemas educacionais não oferecem cursos de formação continuada aos seus professores. Assim, ficou evidenciado que os professores não tenham apoio de suas instituições para dar continuidade a sua formação, que em consequência disso os docentes não conseguem atualizar seus conhecimentos e nem aplicar as metodologias ativas no ensino da língua portuguesa
Abstract: This paper aims to investigate what kind of training 9th grade Portuguese language teachers need for innovative classroom practice. Aiming to highlight the importance of continuing training for teaching praxis, to transcribe the necessary qualities for an innovative teacher, to identify the teacher training programs offered to 9th grade teachers in the last three years, to investigate with teachers their difficulties in continuing their studies and to list the consequences of the lack of continuing training for 9th grade Portuguese language teachers. The methodology adopted for this investigation was based on bibliographical research, based on theorists such as Moreira (2002), Souza (2008), Moran (2015), Camargo (2018), Farias Filho (2015), Gil (1999) and Severino (2010) and field research, using qualitative research and the questionnaire as a data collection instrument, which was carried out in a public school in the city of Tefé-AM, targeting 05 educators of this modality. The results were analyzed descriptively, showing that the educational systems do not offer continuing education courses to their teachers. As a result, since the teachers don’t have support to keep reaching education, the teachers are unable to update their knowledge and apply active methodologies in the teaching of Portuguese Language.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5050
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.