DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5050
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorCarmo, kissia de Paula Pinheiro do-
dc.date.available2023-09-13-
dc.date.available2023-09-14T16:57:01Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5050-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate what kind of training 9th grade Portuguese language teachers need for innovative classroom practice. Aiming to highlight the importance of continuing training for teaching praxis, to transcribe the necessary qualities for an innovative teacher, to identify the teacher training programs offered to 9th grade teachers in the last three years, to investigate with teachers their difficulties in continuing their studies and to list the consequences of the lack of continuing training for 9th grade Portuguese language teachers. The methodology adopted for this investigation was based on bibliographical research, based on theorists such as Moreira (2002), Souza (2008), Moran (2015), Camargo (2018), Farias Filho (2015), Gil (1999) and Severino (2010) and field research, using qualitative research and the questionnaire as a data collection instrument, which was carried out in a public school in the city of Tefé-AM, targeting 05 educators of this modality. The results were analyzed descriptively, showing that the educational systems do not offer continuing education courses to their teachers. As a result, since the teachers don’t have support to keep reaching education, the teachers are unable to update their knowledge and apply active methodologies in the teaching of Portuguese Language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectDifficultiespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleA Importância da Formação Continuada Ofertada ao Professor de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe Importance of Continuing Training Offered to Portuguese Language Teachers in the 9th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T16:57:01Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Jussara Maria Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977211506166484pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou investigar que tipo de formação os professores do 9° ano do ensino fundamental, de língua portuguesa, necessitam para uma prática inovadora em sala de aula. Evidenciar a importância da formação continuada para a práxis docente, transcrever as qualidades necessárias para o professor inovador, identificar os programas de formação docente oferecidos aos docentes do 9º ano nos últimos três anos, investigar junto aos professores suas dificuldades para continuar seus estudos e elencar as consequências da ausência de formação continuada para os docentes de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada para tal investigação baseou-se na pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos como Moreira (2002), Souza (2008), Moran (2015), Camargo (2018), Farias Filho (2015), Gil (1999) e Severino (2010) e pesquisa de campo, utilizando de pesquisa qualitativa e do questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi realizado em uma escola da rede pública na cidade de Tefé-AM, tendo como público alvo 05 educadores desta modalidade. Os resultados foram analisados de forma descritiva, onde apontam que os sistemas educacionais não oferecem cursos de formação continuada aos seus professores. Assim, ficou evidenciado que os professores não tenham apoio de suas instituições para dar continuidade a sua formação, que em consequência disso os docentes não conseguem atualizar seus conhecimentos e nem aplicar as metodologias ativas no ensino da língua portuguesapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.